home/dicas de condução e pneus/condução segura e características dos pneus

CONDUÇÃO SEGURA E CARACTERÍSTICAS DOS PNEUS

O pneu é o ÚNICO ponto de contacto entre o veículo e a estrada. Por esse motivo, a correta utilização e manutenção, aliada ao conhecimento das suas características, são essenciais para garantir a máxima segurança em qualquer situação e aumentar a vida útil dos pneus, levando a uma maior economia de custos. Lembre-se sempre da importância de conduzir com segurança e de respeitar o meio ambiente. Não se esqueça que corre o risco de ser autuado se conduzir um veículo equipado com pneus com uma banda de rodagem inferior a 1,6 mm.

MARCAÇÕES NO FLANCO

O flanco dos pneus apresenta várias inscrições diferentes. Além do nome da marca e do modelo do pneu, são assinalados o tamanho e as características dos pneus: largura nominal, relação entre a largura da banda de rodagem e a altura do flanco, estrutura ou código de construção, diâmetro da jante e os índices de velocidade e de carga.

markings 01 nominal section width
markings 02 nominal aspect ratio
MARKINGS 03 RIM DIAMETER
markings 04 speed code
LARGURA DA SECÇÃO NOMINAL
RELAÇÃO DE ASPETO NOMINAL (%)
ÍNDICES DE CARGA E DE VELOCIDADE
CÓDIGO DA ESTRUTURA OU DE CONSTRUÇÃO E DIÂMETRO DA JANTE (POLEGADAS)

PRESSÃO DO AR

A pressão do ar tem uma poderosa influência na segurança e economia do veículo.
Verifique as pressões com os pneus frios (nunca com os pneus quentes) todos os meses, especialmente antes de uma viagem longa.

A distância de travagem está diretamente relacionada com a pressão de ar do pneu. A uma velocidade de 100 km/h, a distância de travagem com pneus devidamente calibrados será de 40 metros. Em comparação, nas situações em que a pressão é insuficiente, a distância de travagem será de 42,4 m. Ou seja, a diminuição do desempenho é equivalente a 6% (2,4 m.)

A pressão de insuflação incorreta contribui para um desgaste irregular dos pneus. Se o valor for muito baixo, aumentará a degradação dos ombros dos pneus. No sentido inverso, a pressão muito alta causará um maior desgaste no centro do pneu.

tyre pressure

INTEGRIDADE DOS PNEUS

Um pneu é feito de borracha, aço e fibras. Estes dois últimos possuem um papel estrutural, enquanto a borracha possui a função de os proteger contra a influência dos elementos. A própria borracha pode ser danificada através do contacto com produtos químicos ou certos elementos ambientais:

  • Objetos cortantes, impactos fortes ou e uma má utilização podem causar defeitos estruturais visíveis e invisíveis
  • Também a pressão dos pneus muito baixa pode causar defeitos estruturais
  • As altas temperaturas e a luz solar podem destruir a borracha

PROFUNDIDADE DA BANDA DE RODAGEM

A profundidade da banda de rodagem é fundamental para a segurança, possuindo uma influência determinante no contacto do veículo com o solo.

Durante a travagem, ou perante a presença de água, o sistema ABS controla as rodas para evitar que os pneus derrapem. Uma profundidade da banda de rodagem muito baixa aumenta a distância de travagem.

A aquaplanagem depende da profundidade da água, da profundidade da banda de rodagem e da velocidade de deslocação do veículo. Para calcularmos os eventos de aquaplanagem, colocámos um veículo a acelerar na direção de um lençol de água de 8 mm de profundidade. A aquaplanagem ocorre quando o motor acelera sem aumentar a velocidade.

aquaplaning

MUDANÇA SAZONAL DE PNEUS

A troca de pneus entre as estações é fundamental para uma condução segura. Utilize pneus de verão na estação quente e pneus de inverno na estação mais fria do ano. A distância de travagem, a tração e a estabilidade são fortemente influenciados pelo composto do pneu utilizado.
Os pneus de inverno não só garantem uma maior aderência em superfícies com neve, como são também capazes de obter melhores níveis de desempenho do que os pneus de verão quando a temperatura cai abaixo dos +7°C. A Pirelli recomenda a instalação de pneus de inverno para garantir a mobilidade em qualquer superfície em condições de clima frio. A temperaturas iguais ou inferiores a +7°C, os pneus de verão apresentam distâncias de travagem superiores e uma aderência muito reduzida em superfícies com neve.