CONDUÇÃO NO INVERNO
Porque usar pneus de inverno da Pirelli
Em estradas com a superfície molhada, com neve, ou em seco com baixas temperaturas, os pneus de inverno garantem uma maior segurança em relação aos pneus de verão, pois são especialmente projetados para operar a baixas temperaturas. Com as baixas temperaturas, os níveis de aderência dos pneus de verão sofrem uma diminuição. Por outro lado, os pneus de inverno, garantem a máxima aderência graças à sua composição específica.
O design da banda de rodagem de um pneu de inverno é projetado para atingir um alto nível de drenagem de modo a reduzir o risco de aquaplanagem, evento que pode ocorrer em superfícies muito molhadas ou na presença de poças de água, que leva os veículos a 'flutuar' por causa da incapacidade dos pneus para expulsar a água.
Quando as temperaturas caem abaixo dos 7°C, os pneus de inverno reduzem a distância de travagem em 10% em superfícies molhadas e 20% na neve, em comparação com os pneus de verão.
Montados no início da estação, os pneus de inverno permitem conduzir em estradas secas, molhadas e com neve, mantendo o máximo de controlo, graças à sua inovadora tecnologia. De acordo com a lei, estes pneus devem proporcionar os mesmos níveis de controlo que as correntes de neve oferecem em condições de inverno. No entanto, as correntes de neve ocupam muito espaço nos automóveis e limitam a velocidade máxima de condução a 50 km/h, e produzem elevados níveis de ruído, reduzindo drasticamente o conforto durante a condução.
A velocidades equivalentes, o pneu de inverno oferece um melhor desempenho em qualquer condição abaixo dos 7°C. A sua maior aderência está também associada a uma melhor tração, estabilidade e travagem e, consequentemente, a um excelente conforto de condução.
Os pneus de inverno permitem viajar livremente no outono e no inverno sem que haja uma preocupação constante com as condições meteorológicas.
MANUTENÇÃO DE PNEU DE INVERNO
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS DE INVERNO
Para pneus de inverno, recomenda-se um aumento de pressão de 0,2 bar, devido à flutuação térmica que leva a uma diminuição da pressão dos pneus. É preferível medir a pressão com os pneus frios, pelo menos 30 minutos após a utilização do veículo, para ter a certeza de que o calor produzido durante a condução não modificou a pressão. A verificação dos pneus de inverno deve ser realizada não apenas após traumas (como batidas nos pneus), mas, pelo menos, uma vez por mês.
VIDA ÚTIL DO PNEU
O Código da Estrada e as diretivas europeias aplicáveis estabelecem que os pneus devem ser substituídos quando a profundidade da banda de rodagem for inferior a 1,6 mm.
DURABILIDADE
Quando não estiverem a ser utilizados, os pneus de inverno devem ser armazenados, preferencialmente insuflados, com as jantes colocadas, devendo-se realizar um controlo periódico da pressão. A melhor forma de conservar os pneus é posicioná-los numa única linha, em prateleiras verticais, a pelo menos 10 cm do chão, com o flanco na vertical para não afetar o perfil.
DICAS PARA CONDUZIR NO INVERNO
COMO RECONHECER OS PNEUS DE INVERNO
Estes pneus são fáceis de reconhecer graças à marcação M+S (Mud&Snow) presente no flanco, juntamente com o pictograma de inverno da montanha com três picos e o símbolo de um floco de neve (3PMSF).