Lançamos a mais recente adição à família DIABLO: o DIABLO POWERCRUISER, um pneu de desempenho feito sob medida para cruisers e baggers de alta potência. Pode ser uma surpresa que a Pirelli ofereça um pneu da série DIABLO para essas grandes motocicletas de touring, já que esta linha é normalmente associada a pneus esportivos projetados para uso em estrada e corridas profissionais. Estes pneus proporcionam o máximo desempenho tanto na pista quanto na rua, graças à experiência da Pirelli como fornecedor exclusivo para o Campeonato do Mundo de Superbike da FIM desde 2004.
Mas as motocicletas evoluem ano após ano, e não é surpresa que as cruisers antes "suaves" agora venham em versões mais ousadas, com chassi, suspensões e freios esportivos, além de motores capazes de entregar consideravelmente mais potência do que no passado.
Depois, temos as baggers. Nascidas como motos de touring tranquilas, com para-brisas e alforjes, revelaram um lado esportivo surpreendente, especialmente com a ascensão das espetaculares Bagger Races.
Estas corridas ganharam um enorme número de seguidores e desencadearam uma nova onda de personalização. Atualmente, os personalizadores estão transformando as baggers em motocicletas inspiradas nas corridas, e estas construções exigem pneus que ofereçam estética e desempenho esportivos.

Um foco no sport-touring
Os pneus DIABLO POWERCRUISER foram concebidos para equipar seletos modelos de cruisers esportivas e baggers V-Twin, que se tornaram cada vez mais potentes em termos de torque e condução ao longo do tempo. Estas motos oferecem uma aceleração emocionante e um desempenho impressionante, mas mantêm o seu conforto e característica de touring. Os pneus DIABLO POWERCRUISER foram concebidos para captar estes aspectos: pertencem a uma nova linha de pneus Pirelli custom-touring de alto desempenho e são reconhecíveis pelo icônico design Flash típico dos produtos esportivos Pirelli. Também partilham as mesmas qualidades: excelente aderência em ângulos de inclinação graças ao flanco slick, ótimo desempenho em superfícies molhadas e secas graças à formulação mista e elevados níveis de manobrabilidade e estabilidade durante a aceleração, frenagem e em altas velocidades.
A base do touring não foi negligenciada: os pneus DIABLO POWERCRUISER garantem estabilidade em superfícies molhadas e quilometragem adequada.

Baggers esportivas especiais
Além de equipar motocicletas de produção, os pneus DIABLO POWERCRUISER oferecem uma oportunidade para quem customiza e que, seguindo o novo estilo lançado pelas baggers de corrida, precisa combinar apelo estético com melhora no desempenho.
Estas novas motos personalizadas têm um grande apelo porque combinam as típicas formas generosas das baggers com as mais recentes soluções de corrida em termos de ajustes do motor e chassi.
Mas como é construída uma bagger estilo corrida?
Como construir um bagger estilo corrida
Para preparar uma bagger esportiva, primeiro é necessário aumentar o ângulo de inclinação, que é limitado pela posição baixa dos pedais e do assento para conforto; em seguida, a posição de condução é modificada. São instalados pedais altos nas traseiras, um assento muito mais alto e guidão baixo. Em seguida, a suspensão é substituída para elevar a moto, normalmente envolvendo a adoção de garfos invertidos e um amortecedor, ambas unidades de corrida totalmente ajustáveis. O sistema de frenagem é atualizado com discos e pinças de alto desempenho e, como toque final, podem ser adotadas rodas leves, como rodas forjadas, em magnésio ou em fibra de carbono.
As modificações mais extensas também afetam o chassi. A geometria, originalmente projetada para touring, é modificada para melhorar o manuseio, normalmente modificando a braçadeira tripla do garfo e, possivelmente, o braço oscilante.

Menos peso, mais potência
Um parâmetro crucial para o desempenho da pista é o peso, que afeta tanto o manuseio quanto a relação peso-potência. Uma moto de corrida pode ser até 100 kg mais leve do que sua contraparte de produção, uma conquista significativa que é muito difícil de replicar em uma moto homologadas para vias devido aos componentes obrigatórios necessários para o uso na rua, como luzes, sinalização e suportes para placas. A carenagem também pode ser modificada e o nível de personalização depende do orçamento. Os custos podem disparar se você quiser o melhor em componentes de fibra de carbono.
Depois, há a opção de ajustes do motor, que abre um novo mundo de possibilidades. Além de selecionar produtos específicos, como filtros de alto fluxo, sistemas de escape completos e componentes de corrida (pistões, árvores de comando de válvulas, bielas), um sintonizador pode trabalhar diretamente no motor, criando peças personalizadas e modificando a cabeça do cilindro.
Desta forma, são criadas motocicletas extraordinárias com alto desempenho e condução esportiva, que exigem pneus especiais, assim como o Pirelli DIABLO POWERCRUISER.