Preto e redondo. É assim que a grande maioria das pessoas enxerga um pneu, e não há nada de errado nisso. Entretanto, um pneu conta com uma série de tecnologias embarcadas, além de possuir distinções fundamentais que indicam sua usabilidade. No caso dos pneus de moto da Pirelli, são três linhas de produtos que se diferem consideravelmente e são aplicadas em situações diversas. Vamos aprender quais são elas?
DIABLO™
A filosofia que é a base da linha Pirelli DIABLO™ está em soluções e inovações técnicas desenvolvidas no Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) para a vida dos motociclistas, seja na estrada ou nas pistas de corridas profissionais. No Brasil, por exemplo, tanto o MOTO1000GP como o SuperBike Brasil utilizam os pneus DIABLO™: o DIABLO™ Superbike (slick) para pista seca e o DIABLO™ Rain para pista molhada.
“A linha DIABLO™ é a ideal para quem busca esportividade, aderência e sensibilidade ao pilotar. A construção desses pneus, incluindo estrutura, carcaça e materiais, alia-se ao design e aos íncavos, trazendo a tecnologia das pistas para a rua e focando na máxima performance”, diz Rutembergue Fonseca, diretor de Marketing de Pneus de Moto da Pirelli na América Latina.

Os DIABLO™ Supercorsa V4 SP, por sua vez, são reproduções de pneus de corrida aprovados para o uso na estrada e que saem como equipamento original por algumas das mais importantes fabricantes de motos do mundo. Eles são a melhor opção para quem gosta de acelerar em um trackday. Já quem aprecia uma pilotagem mais esportiva na estrada também tem à disposição o DIABLO ROSSO™ IV.
ANGEL™
A linha ANGEL™ é dedicada especificamente aos pneus de Sport Touring. Além do aspecto esportivo, que faz parte do DNA da Pirelli, esses pneus se destacam por garantirem uma condução suave, alta quilometragem, excelente desempenho também em piso molhado e prazer em pilotar, seja sozinho, com passageiro ou totalmente carregados.
“O pneu ANGEL™ tem como foco o desempenho em piso molhado, afinal conta com compostos e um design de banda de rodagem que foram projetados para otimizar o escoamento da água e garantir mais segurança”, afirma Rutembergue.

Essa linha de pneus foi desenvolvida para motociclistas que percorrem longas distâncias, frequentemente acompanhados de alforjes e passageiros. Entre os modelos, destaca-se o ANGEL™ GT II, um pneu que redefiniu os padrões de desempenho do segmento. Além disso, a família inclui opções voltadas para o uso urbano, como o ANGEL™ Scooter, projetado para atender às necessidades de quem circula diariamente pela cidade.
SCORPION™
Os produtos SCORPION™, em contrapartida, são dedicados tanto ao uso off-road como on-off. A linha MX, lançada em 2006 focada em competições de motocross, uma área em que a Pirelli é líder por mais de três décadas, é composta por pneus para terrenos médios e difíceis, como o SCORPION™ MX32™ Mid Hard; e pneus ideais para treinos, como o SCORPION™ MX Extra X e o SCORPION™ MX Extra J.
“A linha SCORPION™ é perfeita para quem se aventura tanto na terra quanto no asfalto, oferecendo versatilidade. Com opções blocadas especialmente para pista de terra, o SCORPION™ garante maior aderência e tração, sendo ideal para o uso off-road e em superfícies variadas”, diz Rutembergue.

Para condições mistas, com o SCORPION™ Trail II, a Pirelli criou um segmento de mercado em 2015, combinando o melhor desempenho de pneus para o Sport Touring e enduro em um só produto. Recentemente, foi lançado o SCORPION™ Trail III, no Festival Interlagos. Trata-se de um pneu que tem como principal objetivo a melhora na condução esportiva em estrada, fruto de uma aderência e desempenho superior ao seu antecessor em piso molhado, mas com visual off-road.
Essa família de produtos também inclui os pneus SCORPION™ Rally STR, que combinam o melhor dos pneus de enduro de rua e de rali, e o SCORPION™ Rally, desenvolvido para rallys e corridas no deserto.
Assim, a Pirelli oferece um pneu específico para cada necessidade. Por isso, ao trocar os pneus da sua moto, mantenha o equipamento original ou consulte um especialista em um Pirelli Performance Center para entender quais as alternativas. Escolher o pneu certo é essencial para garantir o melhor desempenho e, acima de tudo, a segurança do piloto e de todos ao redor. Uma escolha inadequada pode comprometer o manejo da moto e aumentar os riscos. Portanto, não subestime a importância de escolher bem os pneus.