dicas

Motociclista, você sabe o que vestir em dias de chuva?

8 dicas para escolher a roupa certa ao sair para um passeio

Home road motos dicas Motociclista, você sabe o que vestir em dias de chuva?

Andar de moto em dias chuvosos pode ser uma experiência agradável, pois você sente a mais pura essência da sua moto, a liberdade e a sensação de estar imerso na natureza. Além disso, graças às novas tecnologias, viajar nunca foi tão seguro: funções eletrônicas sofisticadas resguardam os motociclistas, como os freios ABS e controles de estabilidade e tração, junto com pneus de última geração projetados com sulcos e compostos que garantem excelente aderência no pavimento molhado.

Sentir a chuva batendo nos ombros é emocionante, desde que o motociclista esteja bem equipado; caso contrário, estar com roupas molhadas se torna um pesadelo, com o impacto do frio aumentando exponencialmente ao se enfrentar o vento gelado. Portanto, independentemente da estação do ano, é necessário escolher a roupa certa para se proteger da chuva; veja os detalhes a seguir.

1. Comprar roupas de material impermeável

Embora possa parecer um conselho óbvio, é fundamental comprar roupas tecnológicas apropriadas, como jaquetas, calças, luvas e botas impermeáveis. Hoje em dia, existem fibras e membranas excelentes que permitem que os motociclistas se protejam contra a água, seja no inverno ou no verão. Como isso não é tão fácil de identificar, atente-se às etiquetas com as principais características do item.

Roupas impermeáveis trazem vantagens importantes: além das qualidades específicas dos itens, como usabilidade, bolsos confortáveis e, acima de tudo, o equipamento de proteção, a chuva não forçará os motociclistas a pararem ao longo da estrada para vestir capas de chuva, conhecidas por serem desconfortáveis e volumosas, mesmo que não excessivamente.

Da cabeça aos pés, todas as peças devem ser impermeáveis: jaqueta, calças, luvas e botas. As principais fabricantes oferecem uma ampla gama de opções, por isso é importante optar pelos produtos de alta qualidade que garantem a "real" impermeabilidade. Um item desses pode ser caro, mas tenha em mente que os motociclistas também devem pensar em investir em equipamentos que os protejam nos dias de chuva, sem renunciar ao seu conforto.

2. Escolher peças impermeáveis que permitam a transpiração da pele

A maneira mais fácil de impedir que a chuva molhe os motociclistas é o uso de roupas de materiais plásticos: sendo 100% impermeáveis e baratas, podem parecer a melhor solução, mas também bloqueiam a transpiração da pele. Eis o que acontece: o nosso corpo libera vapor (nós suamos) e as roupas de alta qualidade – a começar pela roupa íntima – devem permitir que a pele transpire para mantê-la seca. Uma camada plástica, no entanto, mantém o suor dentro da roupa e, como resultado, ela fica encharcada de suor, o mesmo efeito de ter sido molhada pela chuva. Aliás, é pior, pois, se os motociclistas continuarem usando a roupa de material plástico, ficarão molhados mesmo depois que a chuva parar. Atualmente, há tecidos especiais compostos por micro furos, que foram desenvolvidos para permitir que o suor saia da pele, ao mesmo tempo em que impedem a entrada das gotas de água: eles são usados para confeccionar jaquetas, calças, luvas e sapatos impermeáveis.

3. Escolher um item de alta qualidade e ler as etiquetas com cuidado

Na hora da compra das roupas, é preferível optar por empresas de alta qualidade, para que se possa confiar que as etiquetas descrevem bem todas as características. É bom escolher tecidos que combinem impermeabilidade e transpiração, não apenas em jaquetas, calças, luvas e sapatos, mas também em roupas leves que devem ser usadas sempre que estiver chovendo.

4. Como escolher o traje impermeável perfeito

Sempre que os motociclistas viajam com um traje não impermeável, ou com a tradicional jaqueta de couro, é possível usar um traje que seja à prova d'água que, normalmente, não é tão volumoso. No entanto, como não é um item de proteção, os motociclistas devem escolher o tamanho certo, que se ajuste melhor à sua roupa de proteção. Se o traje de duas peças for mais fácil de colocar e tirar durante as paradas, também é importante escolher calças de cintura alta (possivelmente com suspensórios), que geralmente são mais protetoras.

Os melhores itens a serem adquiridos são os que permitem a transpiração, embora os de nylon sejam mais baratos, impedem a transpiração da pele. Não é um grande erro comprar esse tipo de traje, mas é melhor ter em mente que eles só protegem durante períodos curtos. Se você tem uma viagem intensa programada – como, por exemplo, visitar um país chuvoso – a melhor coisa a fazer é adquirir um produto de alta qualidade que permita a transpiração, caso contrário, você passará maus momentos.

5. Luvas são o ponto fraco

As luvas são os itens mais difíceis de proteger da água, pois não só estão expostas ao ar, como também são ricas em costuras. Por esse motivo, mesmo as melhores luvas impermeáveis muitas vezes se danificam após uma longa viagem na chuva. Para melhorar a proteção, os motociclistas podem adquirir coberturas para as luvas (embora sejam volumosas, mas úteis) ou protetores de guidão – estes são feitos para proteger contra o frio no inverno.

Ao escolher o par de luvas perfeito, os motociclistas devem pensar em combiná-lo com a jaqueta, pois geralmente as luvas sobrepõem as mangas. Algumas jaquetas são feitas para que se use as luvas por baixo da manga – com um sistema específico que torna a junção impermeável; é melhor seguir as orientações do fabricante.

6. Escolher as botas perfeitas

Muitas vezes as botas de couro engraxadas são consideradas impermeáveis, mas isso só dura um tempo limitado; no entanto, se forem equipadas com uma membrana impermeável e forem de alta qualidade, os motociclistas poderão viajar com tranquilidade.

Coberturas para botas são projetadas para proteger calçados não impermeáveis, mas é importante escolher as mais aderentes, caso contrário, elas podem se prender na plataforma ou nos controles do pé – o que pode fazer com que o motociclista caia da moto.

7. A importância do capacete na chuva

Embora um bom capacete sempre ofereça uma boa proteção na chuva, os motociclistas devem seguir à risca as orientações do fabricante sobre o ajuste das aberturas de ventilação. De fato, capacetes integrais (fechados no queixo) oferecem a melhor proteção, e andar com um capacete jet (aberto) é desconfortável. Com a viseira embaçando, os motociclistas podem ter problemas, embora um tratamento antiembaçante ou manter a viseira ligeiramente aberta possa ajudar.

De qualquer forma, a melhor solução é instalar uma lente extra que evite o embaçamento da viseira. Este é um sistema especial adotado pelos principais fabricantes de capacetes que fixa a lente na parte interna da viseira com dois pequenos parafusos.

8. Soluções de emergência econômicas

Como agir quando estiver sem uma roupa impermeável adequada? Os motociclistas podem optar por alguns meios improvisados, como usar sacos de lixo – não será a roupa mais elegante que você já usou, mas a mais fácil de encontrar em qualquer supermercado.

Sacolas maiores podem ser usadas como coletes, simplesmente cortando três aberturas para os braços e a cabeça. Sacolas de compras também podem proteger de modo eficaz os pés molhados e congelados: basta que o motociclista use meias secas, coloque o pé dentro do saco e depois dentro da bota. O conforto é garantido.

Por outro lado, a melhor solução para proteger as mãos é usar luvas de látex por baixo das luvas próprias para pilotar motos.

dicas