Foram 38 títulos para pilotos, 37 títulos de construtores, 270 Grandes Prêmios conquistados graças aos pilotos mais potentes da história, entre eles Leslie Graham, Carlo Ubbiali, Gary Hocking, Phil Read, John Surtees, Tarquinio Provini, Mike Hailwood, Cecil Sandford e o inigualável Giacomo Agostini. A MV Agusta é uma das montadoras mais bem-sucedidas de todos os tempos.
E pensar que tudo começou com uma moto de singelas 98 cilindradas. Mas aqueles eram outros tempos, e é preciso considerar que a história da MV Agusta está ligada ao que aconteceu na Itália do pós-guerra. O conflito mundial deixou o país arrasado, as cidades em ruínas, a infraestrutura comprometida e a produção industrial reduzida a zero. Um cenário terrível, no qual, porém, graças ao grande empresário aeronáutico Domenico Agusta, teve início a aventura da Meccanica Verghera, precursora da gloriosa MV Agusta.

A história complicada do 98
Em agosto de 1943, o motor de 98 cilindradas, projetado para uso em motocicletas, estava pronto para produção em massa, contudo, em setembro de 1943, o exército alemão ocupou a fábrica da Agusta e suspendeu as operações. Felizmente, os modelos, os desenhos e o protótipo do primeiro motor foram salvos e, assim, devido a isso, o projeto foi retomado em meados do ano seguinte. Nasceu então a MV 98, a primeira motocicleta MV Agusta.
Motocicleta é um tanto exagero: dadas as cilindradas e a tecnologia da época, a MV 98 era pouco mais que uma bicicleta motorizada. Mas tudo começou assim, e em 19 de janeiro de 1945, com a fundação da Meccanica Verghera Srl em Cascina Costa, a família Agusta, que sempre foi líder na indústria aeronáutica, por não poder fabricar aviões no período após a guerra, decidiu expressar sua paixão por velocidade e tecnologia construindo motocicletas.
Nasceu a “Emmevì”
No motor e em vários componentes das primeiras motocicletas MV Agusta, foi gravada a palavra “EMMEVI”, enquanto nas motocicletas o logotipo era composto pelas duas letras MV (Meccanica Verghera) dentro de um pinhão, justamente para identificar a história da empresa dedicada à mecânica. Esse logotipo foi combinado com uma asa que parecia se abrir com a força do vento por conta da velocidade da motocicleta.
Hoje, o Centro de Estilo MV Agusta redesenhou um logotipo inteiramente novo, um tributo à gloriosa história da empresa, que substitui o tradicional em todas as motocicletas da Coleção Ottantesimo.
A inscrição “Ottantesimo” também aparece nesses modelos para enfatizar a comemoração do aniversário.
A MV Agusta apresenta nada menos que 6 modelos Ottantesimo, produzidos em uma série limitada de apenas 500 peças, reconhecíveis pela gravação a laser (1 de 500) na placa de direção ou na placa de proteção do tanque, de acordo com o modelo.
Além disso, o início da homologação Euro 5+ em 2025 foi tomado como uma oportunidade para uma extensa série de intervenções na mecânica, no chassi e na eletrônica, com o objetivo de tornar os modelos da edição comemorativa mais funcionais, eficientes e com melhor desempenho.
São eles:
Linha 800 de 3 cilindros:
- Brutale RR Ottantesimo
- Dragster RR Ottantesimo
- F3 RR Ottantesimo
- Superveloce S Ottantesimo
Linha 1000 de 4 cilindros
- Brutale 1000 Ottantesimo
- Brutale 1000 RR Ottantesimo

Linha de 3 cilindros
Mesmo atendendo às normas mais rigorosas da Euro 5+, todos os modelos de 800 cilindradas e 3 cilindros mantiveram os valores de potência e torque da geração anterior. Eles são equipados com uma plataforma inercial de 6 eixos e oferecem 4 modos de pilotagem (Rain, Sport, Race e Custom), que permitem ao condutor escolher a sensibilidade do acelerador, a potência de torque, a resposta do motor e as configurações de frenagem, limitador e suspensão eletrônica. Além disso, há o controle de tração regulável em oito níveis (2 Rain, 3 Road, 3 Track), o Launch Control e o Front Lift Control (FLC), que gerenciam a altura da roda dianteira durante as manobras para proporcionar aceleração máxima com segurança e precisão. O controle de velocidade de cruzeiro é padrão.
Segurança de frenagem
O equipamento eletrônico da linha de 3 cilindros é integrado pelo ABS, que, ao aproveitar a plataforma inercial, possui o modo de curva, que permite a frenagem antibloqueio mesmo quando a moto está inclinada, e a função RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation), que limita a elevação da roda traseira.
Ele também tem dois modos de operação, Sport e Race. O Sport é voltado para a pilotagem em ruas e tem controle de frenagem antibloqueio acionado nas duas rodas e na função RLM. No modo Race, o ABS está presente na dianteira, a função de curva é desativada e a função RLM é configurada para ser menos intrusiva.
Pneus ideais para os três cilindros
As MV Agustas apresentadas aqui, Brutale RR, Dragster RR, F3 RR e Superveloce S, são esportivas, portanto os pneus Pirelli indicados pertencem à linha DIABLO. As duas primeiras, as nakeds de alto desempenho, são equipadas com os DIABLO ROSSO™ IV, que oferecem o máximo em esportividade no uso em estrada, graças ao design herdado do WSBK. Com as motos naked, o objetivo é se divertir com performance e segurança, por esse motivo, foi escolhido um pneu com uma resposta muito rápida nas mudanças de direção e um ótimo controle na fase de inclinação. Além disso, a composição multicomposto enriquecida com sílica garante a aderência em superfícies molhadas.
As motos com carenagem F3 RR e Superveloce S também foram projetadas para condução nas ruas, mas também são adequadas para pilotagem em pista: nesse caso, os pneus Pirelli indicados são o DIABLO ROSSO™ IV Corsa, uma versão mais esportiva, adequada às exigências do uso esportivo e de ajustes mais extremos. Ele oferece maior aderência no asfalto seco, agilidade em altas velocidades e garante a consistência do desempenho, o que é essencial em sessões de pilotagem mais intensas.

O painel repleto de recursos
A instrumentação de três cilindros consiste em uma tela colorida TFT de 5,5 polegadas que se conecta com o aplicativo MV Ride. Ela executa várias funções, permitindo também que o usuário registre e compartilhe suas rotas, personalize a configuração da motocicleta diretamente do seu smartphone e ative a navegação curva a curva.
A embreagem
Para garantir uma condução suave, a embreagem foi atualizada, em conjunto com o quick-shift da MV Agusta. Os modelos de três cilindros Ottantesimo Brutale RR, F3 RR e Superveloce S têm a versão anti-salto com controle de torque de 9 discos, com a alavanca de controle 50% mais macia do que as versões anteriores. A Dragster RR Ottantesimo mantém a embreagem SCS que permite parar com a marcha engatada e reiniciar (em primeira ou segunda marcha) sem usar o controle.
As personalizações Ottantesimo dos 3 cilindros
A Brutale RR representa a herança da marca e é oferecida nas cores icônicas: Ago Red e Ago Silver, juntamente com um CTG (Color Trim & Graphic) dedicado e o logotipo Heritage.
A Dragster RR, o lado rebelde da MV Agusta, combina tons mais escuros, Metallic Carbon Black e Ago Silver, com o logotipo Heritage em dourado.
A F3 RR traz a icônica combinação de cores da MV Agusta: Ago Silver e Ago Red. Além disso, inclui um kit especial com escapamento homologado Akrapovic (elevando a potência total para 155 hp a 13.250 rpm), com a cobertura do silenciador em fibra de carbono, tampa do tanque usinada em CNC e revestimento do assento do passageiro.
A Superveloce é oferecida nas cores Fire Red e Satin Intense Silver, com assento em Alcantara e novas rodas “Millerighe”. Há também o kit exclusivo com escapamento Arrow, que aumenta a potência para 153 hp, e o revestimento do assento do passageiro.
Novidades no modelo Ottantesimo de quatro cilindros
Além das atualizações de cores, as máquinas de 4 cilindros passaram por várias mudanças na parte eletrônica e mecânica. A nova unidade de controle possibilitou a definição de novos mapas para melhorar a resposta Ride-by-Wire e facilitar a pilotagem. Os quatro modos de pilotagem (Rain, Sport, Race e Custom) permitem que a sensibilidade do acelerador, o torque do motor, o freio motor, a resposta do motor e o limitador sejam ajustados conforme desejado.
Os eixos de comando de válvulas foram redesenhados com o objetivo de aumentar o torque e a potência em baixas rotações (estamos falando de 10 a 20 Nm e 12 a 15 hp a mais, a depender da rotação). A relação de transmissão final foi reduzida para aumentar a resposta da aceleração.
O motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cc agora atende às normas Euro 5+, e a montadora alega uma potência de 201 hp a 13.500 rpm e 116 Nm de torque a 11.000 rpm. Ele tem 16 válvulas radiais de titânio, bielas forjadas de titânio e cames revestidos com DLC. As atualizações o tornaram mais ágil em rotações mais baixas, com entrega mais suave e vibração minimizada.
Nas versões Ottantesimo Brutale 1000 e Brutale 1000 RR, há um novo sistema de escapamento de quatro saídas desenvolvido em colaboração com a Arrow, bem como uma nova embreagem deslizante de 10 discos com controle de torque, que reduz a resistência da alavanca em 50%.
O sistema de freios é da Brembo, com discos dianteiros de 320 mm de diâmetro acionados por pinças radiais Stylema, e é assistido por ABS com dois modos de operação (Sport e Race) e possui a função de curva.

Pneus de pista com sulcos
Com motores de quatro cilindros, a potência ultrapassa o limite de 200 cv: é necessário um pneu capaz de suportar tensões próximas às de uma motocicleta de corrida. É por isso que os pneus Pirelli DIABLO™ SUPERCORSA SP - V4 foram escolhidos. Esse é um produto de corrida intransigente, a última geração de pneus de pista com sulcos para uso em estradas. Ele vem de anos de experiência acumulada no Campeonato Mundial de Superbike da FIM e tem a estrutura e os compostos desenvolvidos para oferecer desempenho máximo, impulso homogêneo em qualquer ângulo de inclinação, desempenho constante curva após curva. Eles foram projetados para lidar com superpotências em sua melhor forma, tanto na estrada quanto na pista, onde são adequados para buscar recordes de volta.
Brutale 1000 Ottantesimo
A Brutale 1000 sempre conciliou uma potência brutal com uma ergonomia menos rígida e menos intimidadora, tornando-a perfeita para aqueles que desejam alternar entre um estilo de pilotagem esportivo e um mais suave. A Brutale 1000 Ottantesimo mantém sua aparência inconfundível, com uma pintura atualizada e um funcionamento completamente diferente do motor, oferecendo uma experiência de pilotagem totalmente nova.
Na versão Ottantesimo, a Brutale 1000 mantém sua estética inconfundível, nas cores Ago Red Ago e Ago Silver.
Brutale 1000 RR Ottantesimo
A Brutale RR é a hyper-naked mais refinada, também por conta de uma nova configuração de suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 3.0. O sistema é event-based, pois analisa o momento específico da pilotagem e responde de acordo. Ao processar as informações da plataforma inercial, da unidade de controle do motor e do ABS, os algoritmos de controle da suspensão são capazes de identificar os vários acontecimentos: frenagem, curvas, curvas no ápice, aceleração na saída, garantindo o suporte ideal em todas as situações.
A Brutale 1000 RR Ottantesimo está disponível nas cores Fire Red e Ago Matte Silver, com uso amplo e bastante visível de fibra de carbono.
