Alta performance e soluções tecnológicas de ponta: essas são apenas algumas das características que fazem com que os carros definidos como ‘supercarros' sejam especiais. Os da Ferrari, que se tornaram verdadeiros ícones, têm uma longa trajetória, que hoje está ainda mais interligada à da Pirelli. Com o lançamento do Cinturato P7 desenvolvido especificamente para o GTO, a Pirelli completa a oferta de pneus para esses carros. O novo produto, que fez sua primeira aparição nas estradas durante o GTO Legacy Tour 2024, se juntará aos pneus da família P Zero para a Ferrari Enzo, recentemente desenvolvidos, assim como aqueles já disponíveis para outros carros de corrida Maranello: as Ferrari F40, F50, LaFerrari e LaFerrari Aperta.
Apresentando o Cinturato P7 para o Ferrari GTO
Há quarenta anos estava sendo lançada a precursora da linha de supercarros da Ferrari, a GTO. Para celebrar esse aniversário, a Ferrari organizou um tour exclusivo para os proprietários do modelo, que partiu das cênicas Montanhas Dolomitas em direção à casa da Ferrari em Maranello. Foi então que estreou nas estradas o recém-desenvolvido Cinturato P7 da linha Pirelli Collezione, uma linha de pneus projetada para os carros clássicos e modernos mais icônicos do mundo, combinando estética vintage com qualidade e desempenho contemporâneos. Criado a partir da experiência vivida no Campeonato Mundial de Rally de 1974 e posteriormente introduzido como um pneu para uso em estrada em 1976, o Cinturato P7 foi o primeiro produto de perfil baixo a ser lançado no mercado. A sua principal característica consistia na inovadora altura do flanco, particularmente baixo quando comparado à largura da banda de rodagem, oferecendo, assim, uma melhor aderência em curvas. Para a Ferrari GTO, esse pneu retorna em seu tamanho original (225/50 R16 na dianteira e 265/50 R16 na traseira), mesclando design vintage com materiais e tecnologia modernos – como é o caso de todos os pneus da linha Collezione.
Pneus P Zero para a Ferrari F40, F50 e Enzo
A colaboração da Pirelli com a Ferrari continuou em 1987 com o lançamento da Ferrari F40, que deu continuidade à tradição da GTO e foi o primeiro carro de produção em série a contar, como equipamento original, com os icônicos pneus Pirelli P Zero naquele mesmo ano. Desde o início os pneus introduziram inovações significativas: o revolucionário tamanho de aro de 17 polegadas, nunca antes visto em qualquer carro de estrada, além de tecnologias avançadas que permitiram à F40 ultrapassar os 300 km/h. Hoje, a linha Pirelli Collezione inclui um P Zero dedicado exclusivamente para a F40, no tamanho 245/40 R17 na dianteira e 335/35 R17 na traseira.
Para sua sucessora – a Ferrari F50, apresentada no Salão do Automóvel de Genebra de 1995 –, a Pirelli desenvolveu pneus sob medida com base no P Zero Corsa System, nos tamanhos 245/35 R18 na dianteira e 335/30 R18 na traseira. Esse pneu foi projetado no início dos anos 2000 para ser o mais esportivo da linha para uso em estrada, com uma estrutura específica que proporcionava máxima estabilidade em alta velocidade e durante curvas, permitindo também seu uso na pista.
Mais recentemente, a Pirelli lançou um novo pneu P Zero Corsa System para a Ferrari Enzo na linha Collezione (no tamanho 245/35 R19 na dianteira e 345/35 R19 na traseira). Desenvolvido conjuntamente com os próprios pilotos de teste da Ferrari, esse último pneu oferece ao carro a mesma dirigibilidade esportiva da época em que surgiu, no entanto, com segurança e confiabilidade aprimoradas graças à avançada tecnologia de compostos de pneus.
Das clássicas às modernas
Os pneus Pirelli têm tido uma presença constante ao longo da evolução dos supercarros da Ferrari: da clássica GTO aos modelos de última geração da casa Maranello. Esses incluem LaFerrari de 2013 e LaFerrari Aperta de 2016, ambas originalmente equipadas com os pneus P Zero Corsa Asimmetrico 2 da Pirelli: um produto de alto desempenho dentro da linha P Zero. O nome P Zero é sinônimo dos carros mais extremos e prestigiados nas últimas 4 décadas, assim como do motorsport. Essa cascata de tecnologia começa com o laboratório a céu aberto que é a Fórmula 1, que transfere para as ruas inovações originalmente desenvolvidas nas pistas de corrida.