pneus

Sustentabilidade em alta velocidade

Da tecnologia Elect ao novo P Zero E, Pirelli é referência quando o assunto é desenvolvimento de produtos mais amistosos com o meio ambiente

Home road carros pneus Sustentabilidade em alta velocidade

A Pirelli tem uma história centenária, e não é por acaso. Com mais de 150 anos de existência, a empresa italiana passou pelas Grandes Guerras, pandemias e outras intempéries que assolaram o mundo nos últimos séculos. Essa resiliência está muito baseada em uma capacidade constante de adaptação. Dentro desse contexto, a preocupação com o ESG é um fator fundamental para que a Pirelli permaneça como referência em seu setor.

O ESG, portanto, está presente em uma série de ações que a Pirelli aplica em seu ambiente de trabalho, seja com uma política de Plástico Zero em suas unidades fabris e escritórios ou através de metas para diminuir as emissões de gases poluentes. Entretanto, há um aspecto da Pirelli que se destaca quando assunto é a sustentabilidade: os produtos. Afinal, a Pirelli não existe sem eles, que representam um ponto essencial do negócio da companhia italiana.

A tecnologia Elect é referência nesse aspecto. Lançada em 2019, ela foi desenvolvida junto às principais montadoras globais com o objetivo de atender aos veículos híbridos e elétricos plug-in. Um carro elétrico, por exemplo, é naturalmente mais pesado se comparado a um carro a combustão por conta do peso da bateria. Portanto, se faz necessário que os pneus sejam capazes de suportar esse peso “extra”.

Tecnologia Elect contribui na redução de ruído do pneu – Foto: Pirelli

Assim, a tecnologia Elect acompanha a tendência de eletrificação dos veículos nos últimos anos, especialmente na Europa, mas já atinge também o mercado brasileiro. A melhor capacidade de resistência ao rolamento é um aspecto que contribui para uma maior autonomia da bateria, além de propiciar redução de ruído. Um trânsito com menos barulho é essencial para que haja mais conforto e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Recentemente, a Pirelli revelou outro produto pensado exclusivamente para os carros elétricos a bateria: o P Zero E. Nada menos do que o primeiro pneu UHP (Ultra High Performance) do mercado com 55% de seus materiais de origem natural e reciclada, conforme dados certificados pelo Bureau Veritas - líder mundial em certificação em qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social.

Tecnologia Elect contribui na redução de ruído do pneu – Foto: Pirelli

Para se ter uma ideia, o estudo da Pirelli de todo o ciclo de vida do P Zero E, estudo que também foi verificado pelo Bureau Veritas, mostrou uma redução de 24% nas emissões de CO2 em comparação à geração anterior de pneus Pirelli. Além disso, houve redução na quantidade de ingredientes derivados de fósseis e minerais, que foram trocados por materiais primários de origem natural e reciclada (diminuição de 12 quilos em relação a um equivalente P Zero do mesmo tamanho).

Assim, a Pirelli se consolida como um agente importante no âmbito do ESG. Através de uma abordagem de 360 graus, a empresa consegue criar uma cultura de sustentabilidade que envolve todos os seus setores. Afinal, não adianta desenvolver produtos inovadores e sustentáveis sem dar atenção especial ao comportamento interno. Trata-se de um processo de conscientização que vai do chão da fábrica à diretoria. Na Pirelli a sustentabilidade parte de dentro para fora. 

pneus