Se existe um assunto que causa dúvida envolvendo os pneus, é a maneira correta de consertá-los quando furam. Qual o conserto mais aconselhável? Devo usar o “macarrãozinho”? “Manchão”? Estes são apenas alguns dos questionamentos feitos por diversos consumidores. Pensando nisso, separamos algumas dessas perguntas para respondê-las abaixo. Depois da leitura texto, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através do nosso SAC.
Qual o conserto ideal indicado pela Pirelli
Para furos na banda de rodagem do pneu, a Pirelli recomenda idealmente o conserto por meio do método denominado Plug. Por ser uma borracha vulcanizada – ao contrário do macarrão – ele consegue fechar o buraco na banda de rodagem de forma correta.
E o “macarrãozinho” ou o “manchão”?
O uso do “macarrãozinho” é uma prática comum em muitas oficinas por todo o Brasil, entretanto não é o recomendado pela Pirelli. Afinal, ao fazer esse tipo de conserto, existe grande chance de que o pneu volte a vazar ar. Isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu, chegando até a acarretar um estouro. Já o “manchão”, além de permitir que a água entre na região da cinta metálica - possibilitando descolamentos e outros problemas -, gera um desbalanceamento do pneu, de modo a ocasionar vibrações no volante durante a condução.
Mas e se a oficina não tiver o Plug?
O “macarrãozinho”, embora não seja indicado, pode servir como um reparo de urgência caso a oficina não possua um Plug para o conserto. Porém, é imprescindível que seja feito o conserto adequado com o Plug no furo o quanto antes, evitando, assim, qualquer possibilidade de que o pneu volte a apresentar queda brusca de pressão.
Todo furo no pneu é passível de conserto?
Não, caso o furo seja na lateral, o conserto torna-se inviável. Como é uma região de muito movimento do pneu, os reparos não se sustentam no lugar restaurado, nem mesmo o Plug.
É verdade que a Pirelli tem um pneu que não fura?
Sim! A Pirelli conta com a tecnologia Seal Inside™, disponível em toda sua gama de pneus para carros. Trata-se de um novo conceito de mobilidade estendida que garante a sua segurança em caso de perfuração do pneu durante a condução do veículo. Ela evita a perda de pressão do ar, prevenindo 85% das perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem, em danos causados por objetos de até 4mm.
Mas como ela funciona?
São duas etapas:
1. Um material vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu;
2. Quando o objeto é removido do pneu, o material vedante preenche o orifício, selando-o.
Portanto, lembre-se, em caso de furo na banda rodagem do seu pneu, faça o conserto com o Plug assim que possível. Melhor do que isso? Equipe seu carro com pneus com a tecnologia Pirelli Seal Inside™. Assim, a segurança é garantida e você nem saberá que o pneu furou.