“195/65 R 15 91H”. Qual é o problema afinal? À primeira vista, parece uma fórmula complexa para um novo componente químico de ficção científica, e, no entanto... No entanto, essa é a carteira de identidade do pneu, muito mais simples de interpretar do que parece e muito fácil de encontrar: fica na lateral de todo pneu. Conseguir entender essa informação é mais importante do que se pensa. Na verdade, esses códigos contêm as características básicas de cada pneu. Saber lê-los é o primeiro passo para fazer uma escolha consciente quando se está no revendedor de pneus para fazer a troca e para entender as informações fornecidas pelo revendedor, pelos sites especializados e pelos fabricantes.
Mas por que é tão importante ler um pneu? Retrocedamos um pouco: Os pneus compõem um dos componentes essenciais de um automóvel. Na verdade, eles são o único elemento de toda a estrutura que está em contato direto com o asfalto. Esse fato por si só já seria suficiente para entender o quanto eles influenciam praticamente todos os aspectos da vida no carro. Isso também resulta em benefícios de consumo de combustível, sem deixar de lado o conforto e a segurança. Ainda que instalemos todos os sistemas de segurança que a tecnologia tem a oferecer, se os pneus forem de baixa qualidade, será tudo em vão, além de perigoso - melhor dizendo: menos conforto e mais gastos.
Essa fórmula gravada na lateral do pneu nos oferece uma orientação inicial para que façamos uma escolha, pois de uma vez só ficamos sabendo as medidas, o índice de velocidade, a capacidade de carga e dados sobre o desempenho em superfícies com pouca aderência para qualquer pneu. Ela apresenta informações compostas por outros símbolos e letras que nos dão informações sobre consumo, ruído, direção em pista molhada (link para o artigo sobre etiquetas) e para quais estações do ano esses pneus são recomendados (link para o artigo sobre inverno).
O pneu fala por códigos: veja como interpretar o que ele diz
Ler as medidas do pneu pode não ser tão óbvio para quem não tem o costume de ser prático. Por isso, vamos fazer uma análise detalhada para descobrir o que significa “195/65 R 15 91H”.
195 – A largura máxima do pneu, com o veículo totalmente carregado. Em nosso exemplo, como você já deve ter adivinhado, a largura máxima é de 195 mm.
65 – Representa a relação entre a largura e a altura do pneu a partir do aro. Em nosso exemplo, significa que a altura do pneu é exatamente 65% dos 195 mm mencionados acima. Quanto mais baixa for essa relação (neste caso, estamos falando de um pneu com perfil baixo), melhor será a aderência ao asfalto, porém à custa do conforto. Não é coincidência que carros possantes tendam sempre a “embelezar-se” com pneus de perfil baixo, em comparação aos pneus convencionais para uso em estrada.
R – Referência ao método de produção do pneu. A letra “R” é encontrada geralmente em carros modernos, indicando uma estrutura radial com cordoneis de aço. A estrutura “D”, ou diagonal, foi abandonada e geralmente só é encontrada em carros antigos e de séries especiais.
15 – Diâmetro do aro. Uma das medidas fundamentais a serem lembradas, pois se trata principalmente da medida dos aros (de metal ou liga) que deve corresponder exatamente àquela indicada no manual do carro.
91 – Índice de carga, ou a capacidade máxima que um pneu pode transportar (desde que esteja calibrado corretamente). Em nosso caso, a capacidade é um pouco menor que 500 kg.
H – Por fim, temos o índice de velocidade. Como pode ser facilmente adivinhado, trata-se da indicação da velocidade máxima para a qual um pneu foi projetado. Esse índice é indicado por uma letra do alfabeto, em referência a uma tabela uniforme para todos os fabricantes. Cada letra corresponde a uma determinada velocidade máxima. A escala começa com a letra “A”, sendo a única dividida em números (A1, A2, A3 etc.) e com velocidades que vão de 5 a 40 km/h. Como se pode imaginar, é difícil encontrar em carros convencionais pneus com limites tão baixos. A tabela continua aumentos progressivos de 10 km/h até chegar ao máximo de 300 km/h, velocidade indicada pela letra “Y” (para velocidades mais altas, deve-se usar pneus fabricados especialmente para tal fim). Em nosso exemplo, a letra “H” indica uma velocidade máxima de 210 km/h.
Instruções de uso: o manual do carro
Como descobrir o tipo de pneu que pode ser usado em seu carro? Nesse caso, você pode contar com a ajuda do manual do carro, conhecido mais coloquialmente como o “manual”. Entre as várias informações apresentadas, também constam as medidas compatíveis com o seu veículo, tanto em relação às dimensões do aro da roda como a largura e altura do pneu. Geralmente, recomenda-se sempre seguir essas medidas, embora hoje seja possível conseguir autorização para tamanhos ainda mais exigentes. No entanto, trata-se de um procedimento extra bastante burocrático e, em alguns casos, extremamente dispendioso, sem falar que ao seguir as instruções, você garantirá uma segurança consideravelmente maior.