Pela primeira vez, os pneus são capazes de se comunicar com os sistemas de controle de estabilidade do veículo, incluindo ABS, ESP e controle de tração. Esta é uma tecnologia única no mercado, a qual possibilita aumentar o nível de especialização da eletrônica dos carros, inclusive no que diz respeito à direção autônoma. Uma tecnologia que olha para o futuro, mas que já se faz presente: trata-se da mais recente evolução do Pirelli Cyber™ Tyre, o sistema à base de sensores que estreou no último modelo lançado pela Pagani Automobili, o Utopia.
O P Zero Corsa, o P Zero Trofeo RS e o P Zero Winter, desenvolvidos especificamente para o Pagani Utopia, são todos equipados com sensores localizados na parte interna da banda de rodagem. Esses sensores, conectados via Bluetooth à ECU que gerencia a dinâmica do veículo, fornecerão informações úteis para que o carro possa escolher as configurações ideais do sistema de controle de acordo com o pneu instalado, explorando todo o seu potencial.
Um diálogo se estabelece, aquele entre os pneus e o carro, proporcionado pelo software desenvolvido e integrado pela Pirelli no “cérebro” eletrônico do veículo. Exemplificando, quando o carro estiver equipado com pneus de inverno, o ABS será capaz de tirar o máximo proveito deles para reduzir a distância de frenagem. Por outro lado, quando o carro estiver equipado com pneus semi-slick, os controles de estabilidade e tração funcionarão sabendo que dispõem de uma maior aderência.
Na falta dessas informações, os sistemas que gerenciam a dinâmica do veículo operam de forma preventiva, partindo de configurações que não levam em conta as características e o desempenho dos pneus utilizados. Tal “consciência” técnica, portanto, permitirá que os controles do carro trabalhem da melhor forma possível, elevando simultaneamente o desempenho e a segurança.