Cunhado entre o fim da década de 1990 e o começo dos anos 2000, o conceito de “Cidades Inteligentes” se disseminou em paralelo ao desenvolvimento tecnológico, com ambientes urbanos usando de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para otimizar serviços, de modo a facilitar a vida dos cidadãos. Combinando Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA), potencializam-se recursos, o que torna o ecossistema mais funcional e sustentável. Há nesse contexto, entretanto, uma grande intersecção: a mobilidade urbana.
Veículos elétricos ou autônomos, mobilidade compartilhada, infraestrutura de carregamento e corredores verdes são apenas alguns dos aspectos que tomam conta das análises da mídia especializada, e da não especializada também. As preocupações estão cada vez mais latentes entre a população e, evidentemente, entre as empresas. Com a Pirelli não é diferente.
Líder global em Sustentabilidade pelo Anuário da S&P Global e na Lista Climate A elaborada pelo CDP, a Pirelli recentemente teve aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) as metas de curto e longo prazo para a redução das emissões absolutas de gases do efeito estufa (GEE). Entre elas, ser Net Zero até 2040, a meta mais desafiadora para fabricantes de pneus. As ações da Pirelli para combater as mudanças climáticas, contudo, não se resumem apenas em mudanças comportamentais e processuais dentro de seus escritórios e unidades produtivas. Elas estão diretamente ligadas aos produtos.
Em setembro de 2024 foi anunciada a assinatura de um acordo de desenvolvimento em conjunto entre Pirelli e Bosch, com o objetivo de criar soluções de software e funções de condução graças a sensores integrados nos pneus, também conhecidos como sensores in-tyre. O Pirelli Cyber™ Tyre é nada menos do que o primeiro sistema do mundo baseado em pneus com sensores integrados, que coletam dados e os transmitem ao veículo para serem processados em tempo real através de uma rede 5G.
Mas, você pode estar se perguntando, o que isso significa efetivamente para os condutores? São vários os benefícios, respondemos, incluindo conforto, segurança e sustentabilidade, assim como uma melhor dinâmica de condução. Um exemplo disso é ser avisado pelo sensor presente no seu pneu de que há um buraco à frente na rodovia. É uma informação simples, mas que pode ser fundamental para evitar um grave acidente.
Essa tecnologia, inclusive, não é só sobre o futuro, mas sobre o presente. Afinal, supercarros como o McLaren Artura e o Pagani Utopia Roadster já contam com homologações do Cyber™ Tyre. O produto é uma representação bastante clara do compromisso da Pirelli com a mobilidade futura e a conectividade 5G, que coloca sempre o cliente como o centro do negócio. Com um passo de cada vez, respeitando o DNA centenário de inovação, a Pirelli trabalha ativamente para construir um futuro que abrace as novas tecnologias em busca de um mundo mais amigável ao meio ambiente.