Foi no Salão do Automóvel de Turim de 1959 que a Pirelli lançou um pneu de inverno pioneiro: o BS3. O BS significava banda de rodagem separada, porque a banda de rodagem e a carcaça não eram vulcanizadas juntas. A ideia era que, quando as primeiras neves começassem a cair, os motoristas pudessem simplesmente trocar a banda de rodagem de verão por uma de inverno com mais aderência sem sequer remover as rodas.
Hoje não há mais troca de "bandas de rodagem separadas", mas há uma aceitação de que as condições de inverno exigem desempenho de pneus diferente do verão; os pneus de inverno representam hoje mais de 30% das vendas europeias, de acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha.
E mais de 60 anos depois, a Pirelli continua a desenvolver sua experiência, introduzindo inovações dos campos de materiais e desenvolvimento de design e usando tecnologias modernas para liderar o mercado com pneus de inverno que garantem os mais altos níveis de tração e estabilidade. Cada um é um feito de engenharia e artesanato de alta tecnologia que torna a condução mesmo nas piores condições de inverno mais segura e agradável.
Então, quando é necessário usar pneus de inverno?
Muitas pessoas associam pneus de inverno com neve, mas na verdade eles são projetados para a temporada de inverno – sempre que a temperatura cai abaixo de 7°C (44,6°F).
Eles são feitos de compostos de borracha que mantêm a flexibilidade em condições mais frias e também têm padrões de banda de rodagem com ranhuras otimizadas projetadas para deslocar mais neve e água. Com os invernos europeus se tornando mais quentes e úmidos, eles precisam se apresentar na grande variedade de condições experimentadas durante uma estação típica de inverno.
Por que você não pode simplesmente manter os mesmos pneus durante o ano todo?
Os compostos de borracha nos pneus são polímeros que se tornam mais rígidos à medida que a temperatura diminui – e a diferença pode ser significativa entre as temperaturas mais quentes e mais frias. Para tentar manter o pneu macio – e manter uma boa aderência na estrada – quando a temperatura cai abaixo de 7°C (44,6°F), é melhor usar uma fórmula diferente para este composto de borracha.
A maneira como um composto de borracha responde à superfície de condução também é vital. Um que é bom na neve, por exemplo, pode não responder tão bem em uma superfície seca. Ou pode perder a capacidade de dissipar gotículas de água, o que significa que não funcionará tão bem no molhado.
É perfeitamente aceitável usar pneus de inverno no verão, desde que atendam ao limite de velocidade mostrado no documento de registro do veículo. No entanto, os pneus projetados para trabalhar em temperaturas mais altas serão melhores para as condições típicas do verão.
O que os engenheiros de pneus podem fazer para manter os carros seguros na estrada?
Para os engenheiros, é um ato de equilíbrio. Eles precisam criar um composto mais macio que dê aos motoristas confiança em temperaturas mais baixas quando estiver gelado ou nevando, o que é simples de fazer alterando a receita, mas também precisam manter rigidez suficiente no pneu para quando o sol do inverno sair e aquecer o asfalto na estrada.
Criar a rigidez correta nessas diferentes temperaturas também é complicado pelo fato de que a rigidez de um pneu é determinada por dois fatores principais – a química do composto de borracha e a mecânica do pneu, incluindo o padrão da banda de rodagem.
O padrão da banda de rodagem e o composto de borracha devem trabalhar juntos. Um composto de alta qualidade pode ser muito afetado se for usado com o padrão de banda de rodagem errado. E o inverso também é verdadeiro – um excelente padrão de banda de rodagem pode não funcionar bem ou durar muito tempo se emparelhado com a borracha errada.
Que impacto tem o tipo de solo?
Um dos aspectos mais importantes de um pneu é a "relação terra/mar" da pegada do pneu. Isso descreve a quantidade de borracha em contato com o solo a qualquer momento em comparação com o espaço onde os sulcos estão.
Um pneu slick macio sem ranhuras, por exemplo, se comportará de maneira muito diferente do mesmo composto com muitos sulcos. Na neve é mais provável que derrape e no molhado pode aquaplanar. Um composto mais duro com muitos sulcos, por outro lado, pode fornecer força através da pegada, mesmo no gelo.
Existem dois padrões principais de piso para pneus de inverno: direcional e assimétrico. Um pneu com um padrão direcional é menos propenso a aquaplanar e tem boa aderência na neve, tornando-o melhor para as condições de inverno. Da mesma forma, um padrão assimétrico lida muito bem e encontra boa tração no molhado.
O padrão da banda de rodagem também afetará a durabilidade de um pneu. Se estiver bem equilibrado entre o centro e a borda da pegada, bem como entre a frente e a parte de trás, o nível de abrasão será constante. Se houver uma boa distribuição de pressão, o pneu durará mais tempo.
Os pneus de inverno realmente dão o mesmo desempenho no inverno do que pneus de verão no verão?
Os pneus de inverno estão transformando a experiência de dirigir no inverno em um prazer, desde que essa condução seja com cuidado, prestando atenção às condições da estrada e do clima, o que é ainda mais crítico no inverno do que no verão. Para maior tranquilidade, os pneus de inverno da Pirelli também podem contar com tecnologia Run Flat™ e Seal Inside™ para que você ainda possa dirigir mesmo que tenha sofrido um furo. Não há necessidade de parar em uma estrada fria e escura.
Tudo o que você precisa fazer é escolher o pneu certo para o seu carro. E como a Pirelli codesenvolve pneus sob medida para os melhores fabricantes de automóveis do mundo, o melhor desempenho é garantido todas as vezes.
Fatos da história
Abaixo de zero
Para desenvolver novos compostos e padrões de banda de rodagem, as equipes de Pesquisa & Desenvolvimento da Pirelli testam pneus a temperaturas tão baixas em torno de -15°C (menos 59°F) em ambiente controlado em instalações internas de alta tecnologia, onde podem monitorar diferenças mínimas de desempenho repetidamente. Eles também usam pistas ao ar livre, onde as temperaturas podem despencar para menos 30°C (menos 86°F).
3PMSF
O símbolo de floco de neve de montanha de três picos (3PMSF) prova que os pneus foram submetidos a testes rigorosos em condições severas de inverno por um laboratório externo certificado.
Gama de pneus de inverno Pirelli
P Zero™ Winter
Projetado para oferecer liberdade de condução, quaisquer que sejam as condições atmosféricas, o P Zero Winter é ideal nas curvas cobertas de neve de uma estrada de montanha ou no asfalto frio das ruas da cidade. 10 em cada 10 em termos de desempenho esportivo na neve.
Novo Cinturato™ Winter 2
Segurança e conforto em todas as condições de Inverno. Cinturato™ Winter 2 é o mais recente produto da família radial Cinturato™, totalmente redesenhado, destinado a veículos modernos CAR e CUV.
Novo Scorpion™ Winter 2
O Scorpion Winter 2 é a versão de inverno da renovada gama Scorpion™, dedicada a SUVs de alto desempenho. Proporciona o melhor desempenho possível na neve e no molhado, tem baixa resistência ao rolamento e alta eficiência.
Winter Sottozero™ Serie II
Misturando segunraça e performance, assim como o respeito ao meio ambiente, o Winter Sottozero Series II proporciona um desempenho mais animado, mas ainda seguro, qualidades ideais para o puro prazer de dirigir na neve.
Winter Sottozero™ Serie 3
A máxima versatilidade desportiva para quem conduz no inverno. O padrão de piso direcional de seta dupla proporciona um alto grau de tração na neve, enquanto os sulcos extralargos conferem excelente aderência à estrada em caso de chuva.
Cinturato™ Winter
Cinturato Winter, a solução perfeita para um inverno nas ruas da cidade, pode lidar com estradas em todas as condições, desde as temperaturas abaixo de zero da manhã até a chuva e a lama da tarde. Uma marca líder para performances garantidas na neve, economia e uma vida longa.
Scorpion™ Winter
Controle absoluto para dirigir um SUV ou CUV, quaisquer que sejam as condições atmosféricas. A versão de pneu de inverno Scorpion é o melhor da sua categoria para a condução na neve, mas também proporciona uma elevada estabilidade no asfalto molhado ou seco.
Ice Zero FR™
Quer vá para uma viagem pela zona rural gelada ou a caminho do trabalho, de férias ou apenas por prazer, o versátil Ice Zero FR garante uma excelente estabilidade e o máximo conforto de condução graças ao seu design sem tachas.