Pesquisas, estudos, brainstorming. Preparação de compostos, confecção, vulcanização e acabamento. Análise de qualidade, distribuição, revenda, montagem, e então, os pneus estão prontos para rodar milhares de quilômetros em seu veículo.
Parece simples, mas o processo é muito mais complexo do que você possa imaginar. Por isso, convidamos os pilotos da Fórmula Truck na nossa fábrica de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul para conhecer o processo de fabricação do FR:01, o pneu que está montado nos caminhões em que eles competem e que vendido para qualquer caminhão do País e do continente.
Os 15 pilotos dos caminhões de uma das categorias mais populares da América Latina, chefes de equipe e colaboradores da competição foram recebidos pelo CEO da Pirelli Industrial para América Latina, Murilo Fonseca, e pelo diretor da planta, Gilberto Rossi Gil. Durante a visita guiada, os visitantes puderam conhecer um pouco mais a fabricante e as fases do processo de produção do pneu que utilizam.
Além de aprofundar os conhecimentos, o evento fortaleceu ainda mais o elo firmado entre a Pirelli e Fórmula Truck no início do ano, quando a empresa se tornou a fornecedora única da competição.
Um único processo de fabricação, várias aplicações
O FR:01 é o Pirelli que vai das ruas às competições e é manufaturado em nossa fábrica fundada em 1976. Nas ruas, este pneu é utilizado no transporte para médias e longas distâncias. Nas pistas da Fórmula Truck, a única diferença é que os pneus de pista seca têm a banda de rodagem raspada para propiciar ainda mais aderência à pista, tornando-o de uso estritamente esportivo e no piso molhado, eles utilizam o pneu integro.