Os pneus são todos iguais? Claro que não. Um carro esportivo tem exigências diferentes das de um carro urbano. O primeiro, por exemplo, precisará de máxima atenção nas prestações esportivas, enquanto o segundo necessitará de um maior nível de conforto e menor resistência ao rolamento, a fim de reduzir o consumo de combustível. E, é claro que um touring saloon e um off-roader utilizarão pneus projetados com base em suposições totalmente diferentes.
O mesmo acontece com os carros elétricos que, em comparação com os veículos tradicionais, pesam consideravelmente mais por causa de suas baterias, mas fornecem muito mais torque, ao primeiro toque no acelerador, o que maximiza seu alcance e não “esgota” a energia. E, são tão silenciosos quanto possível, devido ao baixo ruído mecânico, o que aumenta o seu conforto.
Estas exigências resultaram no desenvolvimento do Pirelli Elect, uma mistura de tecnologias às necessidades dos carros eletrificados, sejam eles BEVs ou híbridos plug-in. Para balancear com maior peso do veículo, o Elect possui uma estrutura reforçada e uma melhor distribuição de suas propriedades de rigidez, com a intenção de manter a pegada correta no solo.
Para responder ao torque vigoroso e imediato, típico dos motores elétricos, Elect garante o nível de aderência necessária para tirar proveito do desempenho do carro, mas também para minimizar o grau de atrito com a superfície da pista, preservando, assim, a capacidade de alcance da banda de rodagem. Além disso, ele ajuda o veículo a traduzir cada Watt de energia armazenada em quilometragem percorrida, cortando a resistência de rolamento do pneu utilizando compostos, perfis e estruturas inovadoras.
E, os projetos específicos para a banda de rodagem, e a tecnologia do Sistema de Cancelamento de Ruídos (PNCS) que, graças à espuma na parte interna da banda de rodagem, “absorve” o ruído gerado pelo rolo do pneu, ajudam a permitir que o veículo viaje em silêncio, uma característica muito apreciada por aqueles que possuem carros elétricos.
Também para os veículos eletrificados mais pesados e utilitários esportivos, a Pirelli introduziu uma outra especialização, a marca “HL”, projetada para suportar o peso de veículos modernos equipados com baterias. Os pneus Pirelli, que em seu flanco mostram a expressão HL (alta carga), são capazes de suportar um peso no solo superior a 20% a mais do que um pneu padrão, e entre 6% e 9% a mais em comparação com pneu XL nas mesmas dimensões.
Mas isso não é suficiente. Justamente porque os carros elétricos são radicalmente diferentes dos carros tradicionais, eles têm outras características que os diferenciam. Por exemplo, muitas vezes eles não carregam rodas de reposição, ao invés disso, utilizam o espaço disponível para as baterias que acionam o motor. E isto nos leva à tecnologia anti-furos do Pirelli Run Flat e de auto vedação do Seal Inside, que torna supérflua a presença do “pneu substituto”, ou estepe, que você instalaria na beira da estrada após uma perfuração.