dicas

Vai sair com o carro na chuva? Saiba quais os cuidados que você precisa tomar

Aspectos como calibragem, marcação do TWI e balanceamento são fundamentais para estar em segurança com o veículo na pista molhada 

Home road carros dicas Vai sair com o carro na chuva? Saiba quais os cuidados que você precisa tomar

Se o verão é conhecido por ser a estação solar, quando o astro maior se destaca nos céus e traz calor para os seres vivos, ele também pode ser diretamente relacionado às chuvas. No Hemisfério Sul, essa temporada vai de 21 de dezembro até 20 de março, e traz consigo – especialmente no Brasil – um volume muito grande de precipitações. Portanto, neste texto traremos dicas de como conduzir seu carro com mais segurança em meio às chuvas de verão.

Um dos mais importantes aspectos a serem destacados é a pressão dos pneus. É de extrema necessidade que eles estejam calibrados de maneira correta para que funcionem em sua plenitude. A recomendação é sempre seguir a pressão indicada pela montadora. Informação que o proprietário pode encontrar no manual do carro, no bocal do tanque de combustível ou na coluna do batente na porta do motorista. Ah, lembre-se de calibrar o pneu a frio e semanalmente!

Outro ponto de grande relevância – e que muitos consumidores desconhecem – é a marcação do TWI. Todo pneu certificado pelo Inmetro contém o TWI (Tread Wear Indicator, na sigla em inglês), localizado no fundo do sulco, que indica o desgaste. Através de uma observação que pode ser feita pelo próprio proprietário do veículo, identifica-se se a marca do TWI está próxima da banda de rodagem do pneu. Ou seja, se o composto já está próximo do fim de sua vida útil.

No caso de uma situação de chuva, é ainda mais fundamental que o pneu esteja em condições perfeitas de uso. Caso o desgaste, por exemplo, esteja além do recomendado, o pneu pode não conseguir escoar a água corretamente, fazendo com que o carro aquaplane. Nessa condição, fica inviável que o motorista consiga conduzir o veículo. Portanto, muita atenção ao TWI. Ele pode ser a diferença entre você perder ou não o controle do automóvel em uma situação de pista molhada.

A suspensão e o freio também necessitam de atenção. Um carro bem alinhado e balanceado permite ao condutor que efetue uma manobra segura em meio a uma condição de risco. Entretanto, é importante ressaltar que em situação de chuva, todo cuidado é pouco. É necessário reduzir a velocidade, aumentar a distância em relação aos veículos (tanto na frente como atrás), além de evitar mudanças bruscas de direção, frenagem ou aceleração.

A Pirelli tem atenção especial ao desempenho de seus produtos para situações de chuva. São décadas de muita pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar a segurança dos pneus, porém sem perder o desempenho. Portanto, se possível, use Pirelli. Mas, ainda mais importante, sempre mantenha todo o cuidado possível quando estiver dirigindo na chuva. É respeitar a você, mas também ao próximo.

dicas