Para grande parte dos motoristas, um pneu é apenas uma peça de borracha, em formato redondo, com alguns números e o nome do fabricante grafados. Entretanto, há uma série de códigos e detalhes na lateral do produto que fornecem informações importantes sobre suas características e desempenho. Entender esses dados auxilia na escolha do pneu ideal, garantindo segurança, conforto e até economia de combustível. Por conta disso, a Pirelli preparou um breve guia explicativo para te ajudar a ler o pneu do seu carro e da sua moto.
INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PRESENTES NO PNEU
1. Modelo do pneu: Cada fabricante nomeia seus modelos, no caso da Pirelli, por exemplo, temos Cinturato P7, P Zero ou a linha Scorpion. Cada modelo e medida tem prestações específicas, portanto não se deve misturar modelos e medidas diferentes no mesmo eixo do veículo para evitar desequilíbrios na suspensão.
2. Descrição de estrutura: Detalhes como a especificação da estrutura (plies), flanco (sidewall), banda de rodagem (tread) e materiais usados (poliéster, aço e náilon) são especificados no pneu.
3. Hotsite: www.pirelli.com
MEDIDAS DOS PNEUS - Exemplo: 205/55 R16
4. 205: Largura em milímetros do pneu novo, montado no aro e inflado à pressão indicada.
5. 55: Série técnica [relação entre altura (H) e largura da secção (S) em percentual.
6. R: Indica estrutura Radial, padrão em pneus modernos. Nos pneus de moto, existem outros tipos de construções:
- Convencional ou Diagonal
- ZR (Radial metálico)
- B (Bias Belted)
7. 16: Diâmetro do aro da roda em polegadas.
8. Índice de carga e velocidade: Representa o peso máximo suportado pelo pneu (determinado pela fabricante do veículo considerando sua estrutura, quantidade de ocupantes e capacidade de bagagem/carga). No momento da troca, sempre opte por um índice igual ao do equipamento original. O código de velocidade aponta a velocidade máxima que o pneu suporta, representado por letras que variam de 50 km/h a 300 km/h (ex.: T = 190 km/h, Y = 300 km/h). Além da velocidade, o código reflete a capacidade esportiva do pneu em relação ao projeto do veículo. Escolha um código igual ao do equipamento original no momento da troca, pois, mesmo que você não atinja as velocidades indicadas, usar um pneu com código inferior ao recomendado compromete a segurança, especialmente em manobras de emergência, podendo afetar o controle do veículo. No caso das motos, a nomenclatura pode variar, mas a lógica permanece a mesma do carro. Quanto mais à frente no alfabeto, maior índice de velocidade a letra representa [ex.: H = 210 km/h, (W) > 270 km/h].
9. Lado de montagem: Pneus assimétricos possuem lado correto de montagem para otimizar o desempenho, principalmente na drenagem de água em pisos molhados. O sentido de rotação, quando indicado, também deve ser respeitado. Caso o pneu seja simétrico - ou seja: não existe diferença entre o lado interno e externo do pneu - a montagem pode ser feita de qualquer lado. Para os pneus de motocicletas, há uma seta que indica o sentido de rotação do pneu.
10. Pneus sem Câmara (Tubeless) e com Câmara (Tubetype):
- Tubeless: Possuem uma camada interna (liner) que retém o ar, o que elimina a necessidade de utilização de uma câmara de ar, sendo mais resistentes a perfurações e mais fáceis de montar. Devem ser usados em aros apropriados.
- Tubetype: Não possuem camada de retenção, desta forma necessitam da utilização de uma câmara de ar em seu interior e devem ser montados apenas em rodas compatíveis. Incompatibilidade entre aro e tipo de pneu pode causar perda de ar e prejuízo no desempenho.
11. Data de fabricação, semana e ano (DOT): O código DOT indica a semana e o ano de fabricação, além de facilitar o rastreamento da produção. Pneus NÃO têm data de validade determinada, mas devem ser inspecionados periodicamente. Desgastes, bolhas ou rachaduras indicam a necessidade de troca.
12. Marcação especial (Eco Impact): Identificam pneus com produção sustentável, que reduzem poluição e utilizam materiais renováveis ou recicláveis. São opções mais ecológicas e contribuem para minimizar os impactos ambientais. Em pneus de moto não há esta marcação.
Como pode-se observar, a escolha correta do pneu impacta diretamente na segurança do veículo, no consumo de combustível e no conforto dos ocupantes. Caso ainda haja dúvidas, a Pirelli disponibiliza técnicos treinados em suas lojas Performance Center espalhadas pelo Brasil para orientar o consumidor. Além disso, o app Pirelli Realidade Aumentada, disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS, é uma maneira eficaz e interativa para obtenção de informações sobre os pneus Pirelli, possibilitando que o cliente faça a melhor escolha para seu veículo.