Muitas vezes percebemos alguma coisa com mau funcionamento no nosso veículo e pensamos: tenho que ir à oficina por conta disso? Na maioria das vezes, principalmente quando se trata de problemas mecânicos e elétricos, a resposta é sim, mas, em alguns casos mais simples, de fácil manutenção, você pode usar suas habilidades e fazer você mesmo. Por isso, vamos te ajudar a identificar quais manutenções você pode fazer sozinho.
Nossa proposta aqui é estimular você a fazer com as próprias mãos manutenções simples, sempre mantendo a segurança e utilizando produtos de qualidade.
Palheta desgastada
Outro item do carro que você mesmo pode substituir são as palhetas do limpador de para-brisa. Assim que perceber que ela está ressecada ou desgastada, passe em uma loja de produtos automotivos, compre a palheta específica para seu veículo e siga o passo a passo de como realizar a troca:
1. Levante as palhetas antigas do veículo, deixando-as na vertical, e remova-as;
2. Cada palheta tem um mecanismo de liberação, mas, para remover a maioria delas, basta pressionar um pequeno pino de liberação na base e deslizar a palheta antiga para fora do braço do limpador;
3. Deslize a nova palheta no braço do limpador e certifique-se de que esteja corretamente encaixada. Você ouvirá um clique quando ela estiver travada;
4. Para ter certeza de que fez a instalação correta, ligue o limpador de para-brisa e verifique se está tudo ok. Caso ouça algum ruído incomum ou verifique que a palheta está com contato inadequado com o para-brisa, ajuste a posição para garantir um melhor desempenho.
Pneu furou. E agora?
Esta dica não entra como manutenção nem reparo; é uma situação inesperada em que, talvez, você não tenha como contar com ajuda durante uma viagem, por exemplo. Como você deve fazer a troca segura do pneu no caso de estar em uma estrada ou longe de um borracheiro? Anote as dicas e o passo a passo:
1. Pare em um local seguro, acione o pisca-alerta e utilize o triângulo para sinalizar;
2. Separe o macaco mecânico, a chave de roda e o estepe;
3. Use a chave de roda para afrouxar os parafusos do pneu, girando a chave no sentido anti-horário para soltá-los;
4. Posicione o macaco no ponto de apoio indicado e levante o veículo até que o pneu esteja completamente fora do chão;
5. Remova as porcas, parafusos e o pneu antigo;
6. Alinhe o estepe aos furos e coloque-o até o encaixe. Em seguida, coloque tudo de volta, apertando os parafusos o máximo possível;
7. Abaixe o veículo até que o pneu esteja completamente apoiado no chão. Em seguida, com a chave de roda, aperte as porcas com força, mas evite aplicar muita pressão, pois você poderia danificar as roscas;
8. Assim que possível, conserte o pneu furado em uma borracharia ou compre um novo para manter sempre um outro pneu como estepe de segurança.
Aqui vai uma dica valiosa: mantenha sempre seu estepe calibrado. Lembre-se, muitos estepes são pneus temporários mais finos do que os demais, por isso há necessidade de substituí-los rapidamente, já que esse recurso acaba dificultando a dirigibilidade por conta da menor aderência do pneu. Fique ligado!
Troca de lâmpadas
Para manter a sua segurança e a de todos é essencial que todas as lâmpadas, como freio, seta, ré e lanternas, estejam funcionando perfeitamente. Se perceber que alguma lâmpada está queimada, é bem fácil de trocar. Após adquirir uma lâmpada compatível, desconecte o conector elétrico da lâmpada puxando-o cuidadosamente para fora. Insira a nova lâmpada e certifique-se de que ela esteja corretamente encaixada e alinhada. Depois disso, basta reconectar e ligar o carro para verificar o funcionamento.
Essas e outras pequenas manutenções você consegue fazer facilmente, economizando tempo e dinheiro. Mas lembre-se: se não se sentir apto a fazer esses reparos, procure um profissional habilitado, pois sua segurança está acima de tudo.