O Palácio de Blenheim, localizado na rural Oxfordshire, na Inglaterra, levou 28 anos para ser construído. Assim que concluído, tornou-se uma das maiores propriedades na Grã-Bretanha. O Duque de Marlborough viveu lá com sua família.
É uma linhagem que prossegue até hoje, 300 anos depois, com o atual Duque de Marlborough continuando a chamar Blenheim de lar. O Palácio, local de nascimento de Sir Winston Churchill, é atualmente Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua história e esplendor arquitetônico são tão ricos que pessoas do mundo inteiro viajam até lá para conhecer seus esplêndidos interiores e caminhar por seus belos jardins.
O Gramado Sul foi o palco do exclusivo evento automotivo Salon Privé em setembro. Alguns dos mais refinados carros clássicos de algumas das maiores coleções particulares do mundo ficaram lado a lado. Convidados e colecionadores, compradores e entusiastas se misturaram pelo evento enquanto tomavam champanhe entre as obras de arte automotivas.
O título de ‘Best in Show' do Concours d'Elegance de Salon Privé foi para um Jaguar XK120 1952. O carro preto-azeviche com para-brisa bolha e longos flancos chamou a atenção dos juízes. O mais moderno David Brown Speedback se destacou e atraiu olhares de admiração dos privilegiados presentes.
O ponto alto do fim de semana foi a primeira Competição ‘Prestige and Performance' Pirelli, na qual carros icônicos foram julgados por uma banca de peritos. O piloto de corridas Tiff Needell, conhecido pelo Fifth Gear, se juntou à co-apresentadora Vicki Butler-Henderson para escolher qual carro merecia mais os prêmios. Unindo-se a eles na comissão julgadora estava Matteo Barbieri, responsável pelo foco comercial internacional da Pirelli em prestígio, e que possui profundo conhecimento de veículos de prestígio.
Com cerca de 80 carros particulares em exibição, de fabricantes como Audi, BMW, Bugatti, Ferrari, Lamborghini, Maserati, Pagani e Porsche, os juízes tiveram a difícil tarefa de selecionar os vencedores.
Todavia, com base em sua experiência, os juízes sabiam ser minuciosos. A tarefa foi dificultada principalmente porque os carros em exibição eram esteticamente belos e tecnicamente avançados: exatamente como é o caso dos pneus P Zero, que aumentam o desempenho dos principais supercarros do mundo. O design icônico característico combinava com o know-how técnico sem igual.
O Pirelli Award geral foi para Ferrari LaFerrari. Havia inúmeras outras categorias também e os juízes deram os seguintes prêmios:
- Pirelli Award: Ferrari LaFerrari
- Celebrating 40 Years of the Iconic Ferrari 308 GTB: Ferrari 308 GTB Vetroresina
- Celebrating 10 Years in Production of the Bugatti Veyron: Bugatti Veyron 16.4
- Road or Race or Both: KTM X-Bow / Runner-up: Radical RXC 500 Twin Turbo Eco Boost
- Built for Speed: Ferrari 360 Challenge Stradale / Runner-up: Aston Martin Vanquish
- Feel the Breeze: Ferrari SuperAmerica / Runner-up: BMW Z8
- Grace & Pace: Alfa Romeo 8C / Runner-up: VWXL1
- Pre-Millennium Supercars: Bugatti EB110 SS / Runner-up: Ferrari 512 BBI
- Blink and it's Gone: Ferrari LaFerrari / Runner-up: Pagani Zonda S
- People's Choice: Pagani Zonda S