vela

Nasce o novo Luna Rossa

Lançado o AC75: uma obra-prima de tecnologia e funcionalidade que representará a Itália na 37ª Copa América de Barcelona 2024

Home race vela Nasce o novo Luna Rossa

A espera acabou. O novo AC75 da equipe Luna Rossa Prada Pirelli viu a luz, 25 anos após o lançamento do primeiro Luna Rossa. O véu de mistério que envolvia o barco da Copa América nº. 10 do desafiante italiano foi erguido, emocionando os torcedores que estão prontos para torcer pelo único barco que carregará a bandeira tricolor na 37ª Copa América de Barcelona 2024.

“A IDADE DE PRATA”

Linhas nítidas e poderosas, exaltadas pela cor metálica caracterizam o visual do AC75 que competirá em Barcelona nos próximos meses. As intenções de Luna Rossa já são óbvias na sua aparência: desafiar orgulhosamente os seus adversários e levar a vitória para casa. O novo barco incorpora soluções de design, inovações tecnológicas e materiais experimentais testados nos últimos dois anos no protótipo LEQ12.

SÍNTESE PERFEITA DE FORMA E FUNÇÃO

Luna Rossa é a expressão máxima da inovação tecnológica aplicada à vela. Graças aos dois copatrocinadores da equipe, Prada e Pirelli, e a todas as outras empresas líderes – italianas e estrangeiras – que escolheram apoiar o desafio da 37ª Copa América de Barcelona, este barco traz a convergência de diferentes universos empresariais, mesclando o todo o know-how para garantir as inovações e metodologias mais avançadas em todos os setores.

O que vocês veem agora entrando na água é o décimo casco da Copa América a ser batizado com o nome de ‘Luna Rossa', nome que marcou etapas importantes da minha vida e se tornou um ícone da vela no mundo”, comentou Patrizio Bertelli, Presidente da equipe Luna Rossa Prada Pirelli. “É um barco bonito e radical, que representa um avanço em termos de design e tecnologia, fruto de um esforço coletivo incrível, e felicito a equipe de todas as áreas e níveis pelo resultado alcançado”.

Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo da Pirelli, disse: “Luna Rossa é sinônimo de excelência tecnológica, competição e perfil italiano. Para nós é uma honra associar o nome Pirelli a um projeto tão grande, nascido da paixão pela vela e pela Copa América, competição que reúne desafio esportivo e inovação. O barco e a tripulação têm potencial para nos emocionar e disputar a Copa. Transmito todos os meus melhores votos de bons ventos”.

ALGUNS NÚMEROS

Concebido pela equipe de design Luna Rossa Prada Pirelli e construído no estaleiro Persico Marine em Nembro, na Itália, Luna Rossa envolveu um grande número de profissionais de design (40 pessoas) na fase de projeto e levou mais de 70.000 horas de trabalho de 35 construtores de barcos (entre técnicos da equipe e profissionais do estaleiro). A construção do casco e dos componentes exigiu cerca de 3.500 metros quadrados de fibra de carbono (Delta - Preg), aplicadas em diversos materiais. O AC75 possui mastro alado (construído pela equipe em Cagliari) de 26,5m. de altura, com asa flexível composta por duas velas grandes gêmeas mais uma vela de proa, totalizando uma superfície total de aproximadamente 220 metros quadrados. As velas são principalmente em Carbono e Dyneema e adotam a tecnologia 3Di North Sails. A bordo estão oito tripulantes: dois timoneiros (responsáveis pelo controle da embarcação), dois trimmers (que cuidam do ângulo ideal do barco em relação à superfície para que o piloto levante ou baixe a proa durante a navegação) e quatro cyclors (posição ocupada por ciclistas que geram energia para o barco pedalando em bicicletas ergométricas adaptadas).

Hoje é o dia mais importante do nosso desafio da Copa América de Barcelona, finalmente temos diante de nossos olhos os resultados de três anos de trabalho ‘no escuro'”, explica Max Sirena - Diretor de Equipe e Capitão do Luna Rossa Prada Pirelli. “Eu quero agradecer em primeiro lugar a Patrizio Bertelli; sem sua visão tudo isto não existiria, a Miuccia Prada e, obviamente, a Marco Tronchetti Provera e a todos os nossos patrocinadores, colaboradores e fornecedores por nos apoiarem neste importante desafio. Luna Rossa é um barco do qual a Itália deve se orgulhar, porque incorpora muitas das mais altas qualidades e habilidades do nosso país e é um embaixador do Made in Italy no mundo.”

O lançamento marítimo do AC75 ocorreu na base da equipe em Molo Ichnusa, na cidade histórica de Cagliari (na região da Sardenha, na Itália). Mais uma vez a madrinha foi Miuccia Prada, que quebrou a tradicional garrafa na proa do barco batizando-a de Luna Rossa. E então... que ela tenha bons ventos