Em seus mais de 150 anos de história, a Pirelli tem como um de seus pilares a participação frequente no motorsport em todo o mundo. Como costumamos dizer, a pista é o nosso “laboratório a céu aberto”. Ela é um entre os diversos meios que a Pirelli tem para desenvolver seu portfólio de produtos. Afinal, são incontáveis os pneus Pirelli que chegam às prateleiras e carregam tecnologias que passaram pelos testes mais intensos que se possa imaginar. Desde uma aceleração a mais de 300 km/h, a uma frenagem brusca para buscar a ultrapassagem. É a partir de situações extremas como essas que a Pirelli desenvolve o que de melhor existe no mercado quando o assunto é pneu, seja para carros ou motos.
No caso das duas rodas, recentemente, anunciamos que em 2024 estaremos envolvidos em mais de 150 competições – on e off-road. Entre os principais destaques, a continuidade da Pirelli enquanto patrocinadora e fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WSBK). São mais de 20 anos de parceria técnica, que já renderam inúmeros avanços tecnológicos em uma via de mão dupla. A linha DIABLO, por exemplo, representa de forma muito clara como a Pirelli aproveita a competitividade das pistas para levar seus produtos a um patamar da mais alta performance. Posteriormente, trazendo essa tecnologia para o consumidor que a colocará em uso nas ruas e estradas mundo afora.
Para a temporada de 2024, há também uma grande novidade: a entrada da Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus para os campeonatos de Moto2 e Moto3, ambos que fazem parte do Mundial de Motovelocidade. O acordo irá ao menos até a temporada de 2026, e diversos testes já foram feitos com o objetivo de ajustar todo o setup para a primeira etapa do campeonato, realizada entre 8 e 10 de março no Catar. Tanto a Moto2 como a Moto3 utilizam os pneus DIABLO Superbike Slick e DIABLO Rain, que já são figurinhas carimbadas há anos e com muito sucesso no grid do WSBK.
E para quem acha que essa relação entre a Pirelli e a motovelocidade está restrita ao mercado internacional, muito se engana. No Brasil, nossa presença no universo das competições de duas rodas também é maciça. Para 2024, segue a parceria com o Moto1000GP, iniciada em 2023 e ampliada até 2025, que promete uma cooperação ainda maior entre as duas partes. Sempre com o objetivo de garantir a melhor performance, aliada aos fundamentais aspectos de segurança para todos os pilotos e equipes. O SuperBike Brasil é outro campeonato de grande importância para a motovelocidade na América Latina e que conta com fornecimento da Pirelli neste ano. No âmbito off-road, a Pirelli também segue como fornecedora das principais equipes no Brasileiro de Motocross.
Esses são só alguns dos exemplos de como a Pirelli se espalha em todas as possíveis ramificações do esporte a motor. A presença nessas diversas categorias, além de proporcionar o desenvolvimento de produtos, também reforça o compromisso da empresa italiana como uma fomentadora do motorsport em todo o mundo. Seja na Ásia, na Europa, Oceania ou no Brasil, uma coisa é fato: a Pirelli “vende o que corre, corre com o que vende”, e o maior beneficiado é você, nosso fiel consumidor e principal acompanhante nessa jornada de constante desenvolvimento.