Que o brasileiro é um grande apaixonado por automóveis, não há dúvida. Essa paixão, inclusive, se vê muito representada nas pistas de corrida. São incontáveis os pilotos do Brasil que fizeram – e fazem – sucesso nos autódromos mundo afora, com destaque especial aos três campeões na Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. A Pirelli, com mais de 90 anos de história no país, é parte fundamental desse legado, e em 2023 seguirá criando capítulos dessa história.
Um dos principais lemas da companhia italiana é o de que “a pista é o nosso laboratório a céu aberto”. E é, de fato. Com experiência nas principais categorias do automobilismo mundial, a Pirelli aproveita suas parcerias no esporte a motor para desenvolver tecnologias que serão utilizadas no dia a dia do consumidor. O processo é bilateral, funciona das pistas para a estrada e vice-versa. Nesse contexto, em 2023, dois dos grandes laboratórios da Pirelli no Brasil serão o Império Endurance Brasil e a NASCAR Brasil Sprint Race, campeonatos que têm apresentado grande crescimento.
P Zero Slick: o pneu de competição da Pirelli para pista seca – Foto: Divulgação/Império Endurance Brasil
Com fornecimento exclusivo da Pirelli desde 2021, o Império Endurance Brasil é o principal campeonato de corridas de longa duração em território nacional. Contando com pilotos do calibre dos multicampeões Cacá Bueno e Ricardo Maurício, a categoria também possui um grid recheado de supercarros, que vão desde protótipos às mais importantes marcas do segmento high value. É o cenário perfeito para que a Pirelli desenvolva tecnologia com o objetivo de suprir seu principal foco no mercado: alta performance, aliada à conforto e segurança.
Pirelli estará presente como única fornecedora na renomeada NASCAR Brasil Sprint Race – Foto: Divulgação/NASCAR Brasil Sprint Race
Antiga Sprint Race, a NASCAR Brasil Sprint Race, que a partir desta temporada carrega o nome da principal categoria de stock cars dos Estados Unidos, vem para balançar as estruturas do automobilismo nacional. Em meio a uma parceria técnica com a NASCAR norte-americana, que promete intercâmbios entre pilotos e equipes dos dois campeonatos, a competição segue equipada com os pneus Pirelli, disponíveis nas versões P Zero Slick para pista seca e Cinturato para pista molhada. Serão oito etapas ao longo de todo o ano, com a primeira programada para Goiânia (GO), em março.
Pirelli em pista: atenção aos mínimos detalhes – Foto: Divulgação/Império Endurance Brasil
Em ambas as competições, a equipe de engenheiros da Pirelli estará presente para acompanhar de perto o desempenho dos pneus em pista. É um trabalho minucioso e de muita atenção aos detalhes. Afinal, o Brasil, enquanto país continental, possui uma grande diversidade de climas. Do calor de Goiás ao frio do Rio Grande do Sul, o pneu precisa se adaptar da melhor forma possível, possibilitando a manutenção de performance, sem esquecer, é claro, da segurança. E quem sai ganhando com esse avanço tecnológico, além do piloto, é você: o consumidor.