Um ano de vida é sempre um momento de celebração na história de um ser humano. São 12 meses das primeiras impressões de um mundo completamente novo a ser descoberto, e com uma empresa não é diferente. Centenária, a Pirelli acumula comemorações ao longo de décadas, e a sensação de aniversariar pela primeira vez fica imaculado em um passado distante. Entretanto, o mês que vem reservará uma oportunidade para a Pirelli comemorar um novo primeiro ano, afinal, o Circuito Panamericano completará os seus primeiros 365 dias de atividade.
Localizado no município de Elias Fausto, a aproximadamente 110 km da cidade de São Paulo, o Circuito Panamericano carrega consigo uma importante alcunha: é o maior e mais avançado complexo multipistas de toda a América Latina. Idealizado no ano de 2012, foi inaugurado em agosto de 2020, fruto de um investimento de R$ 90 milhões. O espaço de 1.650.000m² carrega aspectos que motivam a Pirelli há mais de 100 anos, onde a paixão pela velocidade encontra o desejo e a necessidade da evolução tecnológica.
Circuito Panamericano é plataforma para o melhor da tecnologia automotiva – Foto: Pirelli
De segunda a sexta-feira, diversos profissionais capacitados atuam nas sete pistas do complexo, que juntas somam 22 km de extensão e permitem a realização de até 15 testes diferentes simultaneamente. Essas pistas são: Dry Handling, Wet Handling, Steering Pad, Comfort, Testes Especiais, Ruído Externo e um Circuito Off-Road. É no asfalto e na terra, seja sob sol ou chuva, em que os pilotos da Pirelli colocam os novos produtos para testes ao limite de desempenho, dentro, é claro, de todas as regras de segurança necessárias a esse tipo de atividade.
Nesse quase um ano de história, o Circuito Panamericano já foi palco de uma série de eventos do universo automotivo, entre lançamentos de montadoras, festivais, pautas para a mídia especializada e até mesmo teste com carro de corrida, mas sempre seguindo todos os protocolos de segurança que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede em tempos de pandemia. A inauguração do complexo de pistas trouxe também destaque para a cidade de Elias Fausto, culminando em uma apresentação feita presencialmente ao governador de São Paulo João Doria em maio deste ano.
Autoridades e o board da Pirelli na apresentação do Circuito Panamericano no último mês de maio – Foto: Pirelli
Existe um grande clichê que afirma que quanto mais se envelhece, mais se acomoda. Não é o caso para a Pirelli. Carregar quase 150 anos de história nas costas pode ser um fardo, um peso indesejável. Entretanto, sobreviver a esses anos mostra resiliência, capacidade de manter as tradições e ao mesmo tempo entendimento de que é necessário evoluir. Foi dentro desse contexto, respeitando o passado, mas com olhar no futuro, em que o Circuito Panamericano foi concebido. É hora de comemorar mais um primeiro ano dentre os quase 150.