O mês de março, já há muitos anos, marca o início da temporada da Fórmula 1 e em 2021 não será diferente. Na primeira quinzena do mês foram feitos os primeiros testes de pré-temporada em Sakhir, no Bahrein. Agendado para o dia 28 deste mês, o GP do Bahrein será o responsável por abrir o ano de competições da principal categoria do automobilismo mundial e, é claro, com a Pirelli seguindo como grande parceira. Fornecedora exclusiva desde 2011, a fabricante italiana trará para este ano pequenas alterações nos pneus, mas em paralelo segue com os testes para entregar um novo produto de acordo com as especificações do novo regulamento do ano que vem.
Em fevereiro, a Pirelli realizou sessões em Jerez de la Frontera, na Espanha, com a equipe da Scuderia Ferrari, com o objetivo de colher dados importantes para o desenvolvimento dos novos pneus aro 18. Ao todo, serão 28 dias de testes no ano de 2021, finalizando com sessões da equipe Alpine na pista francesa de Magny-Cours, em setembro. Apesar do atraso relacionado diretamente aos efeitos da pandemia da Covid-19, a Pirelli assegurou mais um ano de contrato com a Fórmula 1 e trabalha intensamente para entregar, mais uma vez, um produto eficiente e seguro aos pilotos da elite do automobilismo mundial.
Etapa de Monte Carlo do WRC marcou retorno da Pirelli como fornecedora exclusiva – Foto: Pirelli
Mas antes de a Fórmula 1 começar, a bandeira verde já foi acionada para o início de outra importante competição do esporte a motor: o Campeonato Mundial de Rali (WRC). No final de janeiro, o Rali de Monte Carlo marcou o retorno da Pirelli como fornecedora exclusiva do WRC pela primeira vez desde 2010. O P Zero RA e o Sottozero STZ-B foram os compostos escolhidos para a abertura da temporada nos Alpes Franceses. Além de equipar os carros do grid da categoria principal do Mundial, a Pirelli também está presente no WRC 2 e no WRC 3.
No Brasil, a Pirelli também segue forte em diversas frentes do automobilismo nacional. Com início programado para o mesmo final de semana do GP do Bahrein, a Stock Car teve que mudar a data de estreia para o dia 25 de abril por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O P Zero e o Cinturato, ambos fabricados nas plantas da marca na Europa, seguem como os produtos responsáveis por garantir segurança e competitividade do campeonato. Categoria de acesso à Stock Car, a Stock Light também segue com os compostos da Pirelli para a temporada de 2021, estes fabricados no Brasil.
Em 2021, Stock Car seguirá como grande parceira da Pirelli no Brasil – Foto: Duda Bairros/Vicar
Recentemente, foi fechado o acordo de fornecimento exclusivo de pneus Pirelli para o Império Endurance Brasil e o GT Sprint Race, duas categorias que têm crescido muito nos últimos anos. Outros campeonatos em que a Pirelli já fornece seus produtos são o Mercedes-Benz Challenge, o SuperBike Brasil, entre outros. Isso só no Brasil, pois fora do País a Pirelli ainda marca presença em competições como o World SBK (Mundial de SuperBike) e o Super TC 2000, na Argentina, somente citando dois.
A relação da Pirelli com o motorsport vem de mais de 110 anos de história. As corridas funcionam como um laboratório para a empresa testar e aprimorar seus produtos que depois vão às ruas. Isso, evidentemente, dentro de estritas regras de segurança. Pensando nessa crescente demanda vinda do automobilismo, a Pirelli inaugurou em 2019 o Módulo Competições, em Campinas, interior de São Paulo, voltado à produção específica para o universo do automobilismo. Esse é um passo importante para a manutenção do padrão de qualidade e inovação, revelando o quanto os pneus são de extrema importância no espetáculo sobre rodas.