A Pirelli fez parceria com várias equipes de ciclismo com seus pneus de bicicleta, dentre as quais o World Tour Team UAE Team Emirates, Trek-Segafredo e AG2R-Citroën, bem como as equipes MTB Wilier-Pirelli e Canyon CLLTV Pirelli.
Essas equipes venceram vários eventos em 2022. Todos os pódios são igualmente importantes para a Pirelli, mas seis desses eventos deixam a marca particularmente orgulhosa. Estamos falando da Strade Bianche, da Vuelta a España, da Lombardia, do Campeonato do Mundo de XCO Sub-23 de Les Gets, do Campeonato da Europa XCM 2022, realizado na República Checa, e do Campeonato do Mundo DH, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá.
Começar bem
O ciclista de estrada esloveno Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) abriu e fechou a temporada da Pirelli subindo ao degrau mais alto do pódio na Strade Bianche de março e terminando em primeiro lugar em Il Lombardia, o clássico de outono que tradicionalmente encerra os eventos profissionais italianos. Sua bicicleta Colnago foi equipada respectivamente com Pirelli P Zero Race TLR e Pirelli P Zero Race na versão amarela: este pneu com o espírito de corrida combina perfeitamente com as câmaras de ar Pirelli SmartTUBE.
Na Vuelta a España, em setembro, um dos mais prestigiados eventos europeus de ciclismo, juntamente com o Tour de France e o Giro d'Itália, Mads Pedersen, da Dinamarca (Trek-Segafredo), em sua bicicleta Trek, conseguiu a façanha de vencer três etapas em um sprint voador e, apesar de uma queda desagradável do grupo, conseguiu obter a camisa verde. Vale lembrar que o primeiro pneu sem câmara Pirelli para bikes de estrada, o P Zero Race TLR usado pelo campeão, é fruto de uma colaboração técnica entre a Pirelli e a equipe.
A vitória de Simone Avondetto (Wilier-Pirelli) no Campeonato Mundial de XCO Sub-23 de Les Gets e o título de Campeão Europeu de Maratona atribuído a Fabian Rabensteiner (Wilier-Pirelli), em Jablonné v Podještědí (República Tcheca), são o orgulho e a alegria do off-road da Pirelli em 2022. Quando o Scorpion XC RC de Simone cruzou a linha de chegada, a Pirelli certamente não estava sozinha em comemorar sua vitória: a Itália não via uma medalha como essa há dez anos. Finalmente, grande emoção por todo o título europeu conquistado por Fabian Rabensteiner na República Checa: o ciclista do sul do Tirol conseguiu este feito ao ultrapassar os seus rivais após uma corrida de mais de 60 km. Além disso, Fabian também é o atual campeão italiano do XCM, título que ele já havia conquistado em 2021.
Um 6º lugar valioso
Por último, mas não menos importante, o 6º lugar de Loris Revelli (Canyon CLLTV Pirelli) no Mundial DH de Mont-Sainte-Anne, no Canadá, é um dos melhores momentos para se recordar em 2022 para a Pirelli (e não só). O 6º lugar da Revelli foi uma conquista para a marca – e para muitos entusiastas italianos do downhill. Usamos o termo “conquista” não só porque o atleta chegou a apenas 1 segundo de uma posição no pódio e ao lado de consagrados downhillers como Aaron Gwin e Laurie Greenland, mas também porque já se passaram mais de dez anos desde que um italiano trouxe para casa um resultado como este no Mundial DH. Vale ressaltar que Revelli correu com seu Canyon Sender equipado com o novíssimo Scorpion Race DH na versão de banda de rodagem M medindo 29x2.5, que só foram lançados oficialmente em setembro deste ano. Para a Pirelli e para todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do primeiro pneu downhill da linha Scorpion, como o campeão francês Fabien Barel, a conquista da Revelli foi mais uma satisfação, também pelo valor técnico do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento realizado no último ano e meio.