O Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro no Brasil, e, apesar de ainda não dirigirem, as crianças são parte importante do trânsito de veículos em qualquer lugar do mundo. Afinal, elas já são parte dos pedestres de hoje e potenciais motoristas do amanhã. Aproveitando a data celebrativa, a Pirelli separou alguns dos aspectos fundamentais que devem fazer parte da educação das crianças para a construção de um ambiente mais seguro para todos e todas. Trata-se de um compilado de orientações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ONGs de segurança no trânsito e materiais didáticos.
Aspecto 1 – Sinalização de trânsito
É de extrema importância que as crianças aprendam a identificar sinais de trânsito e entender o que significam. Fazer passeios com as crianças pelas ruas da cidade é uma maneira lúdica de educá-las, colocando-as no ambiente onde o aprendizado será prático e com a segurança da supervisão de um adulto.
Aspecto 2 - Respeito à faixa de pedestre
Quem anda pela cidade constantemente não demora muito a perceber como as pessoas desrespeitam o uso da faixa de pedestre, atravessando a rua em meio aos veículos e se expondo a um acidente. Portanto, é necessário incentivar as crianças a sempre usarem a faixa de pedestre, criando a compreensão de que os motoristas também são responsáveis por respeitá-la.
Aspecto 3 - Uso correto de equipamentos de segurança
É impressionante que há pouco mais de duas décadas o uso do cinto de segurança não era obrigatório no Brasil. Porém, e ainda bem, a partir de 1998, com a implementação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passou a ser. Enfatizar às crianças a relevância do uso do cinto de segurança é outro aspecto que precisa ser destacado.
Aspecto 4 - Simulação prática
Projetos como o "Galera do DNIT", realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes desde 2023, se utilizam de diversas atividades lúdicas, que envolvem palestras e jogos, em que situações de trânsito são simuladas para facilitar o entendimento das crianças em um ambiente escolar.
Aspecto 5 - Orientação familiar
A postura dos adultos da família em relação ao trânsito e às regras pode influenciar a percepção da criança. Afinal, elas podem ser diretamente motivadas por comportamentos provenientes do ambiente familiar. Respeitar as leis de trânsito, portanto, não só salvaria a sua vida, mas também a dos seus filhos. Hoje e quando forem eles que estiverem ao volante.
Aspecto 6 - Educação contínua
A educação dever ser contínua, considerando que as leis de trânsito estão atreladas não só aos motoristas, mas também aos pedestres. A criança inicia esse aprendizado enquanto pedestre, mas caso opte por aprender a dirigir um carro, poderá se tornar motorista a partir de completar 18 anos. Materiais didáticos, como o "Código de Trânsito para Crianças", podem ser utilizados em escolas para dar início a esse processo.
Desde 2018, a Pirelli está ao lado do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária em seu compromisso com a segurança no trânsito em nível global. Como fabricante de pneus, a empresa italiana desempenha um papel importante quando o assunto é a segurança viária. É um dos pilares do desenvolvimento sustentável da companhia. Entre Campanhas Educativas e lançamentos de produtos inovadores, a Pirelli se compromete a ser um importante ator social dentro de um aprendizado que percorre gerações.