O ano de 2024 simboliza um marco especial para a Pirelli no Brasil, afinal, em 3 de julho foram comemorados os 95 anos da empresa italiana no país. Uma celebração que acompanha, por coincidência, os 150 anos da imigração italiana ao Brasil. A Pirelli, evidentemente, carrega um DNA europeu, fruto da sua origem, mas que incorpora características próprias do nosso país. Em quase um século de presença em território nacional, não é nenhum exagero afirmar que a Pirelli pode até se considerar uma empresa de identidade brasileira.
O começo dessa história remete ao início do século XX, quando o italiano Alberto Pirelli, filho do fundador da empresa, desembarcou na Amazônia brasileira para pesquisar a borracha natural produzida na região. Esse fato representa de maneira bastante clara um aspecto que até hoje permanece como fundamental entre os pilares de sustentação da Pirelli: a busca constante por inovação. Essa característica foi essencial para que a empresa conseguisse superar uma série de desafios, adaptando-se e criando uma base sólida para o futuro.
Inaugurada em 1929, na cidade de Santo André (SP), como uma empresa responsável pela fabricação de condutores elétricos, a Pirelli embarcou ao crescimento do mercado automotivo nos anos 1950 para ampliar seu escopo de atuação. Entre 1953 e 1954, técnicos italianos foram trazidos ao Brasil e grandes investimentos realizaram-se para desenvolver os pneus junto com as montadoras. Como um embrião do que, décadas depois, viria a ser a tecnologia Perfect Fit, uma referência quando se fala em produtos feitos sob medida.
A inauguração da fábrica de Campinas (SP), nos anos 1970, é um ponto de grande virada na história da Pirelli no Brasil. Foi a partir desse momento que a companhia garantiu a capacidade de aumentar a sua produção, possibilitando o atendimento à demanda que crescia em paralelo ao salto econômico entre os anos de 1968 e 1973. Hoje, com o recente aporte de R$ 200 milhões de investimentos, o polo industrial da Pirelli em Campinas se estabelece como o ponto nevrálgico da empresa na América Latina.
Por fim, é impossível falar dos 95 anos da Pirelli no Brasil sem citar o complexo multipistas do Circuito Panamericano. Inaugurado às autoridades em 2021, no município de Elias Fausto (SP). O CP, como é conhecido internamente, é uma representação concreta da filosofia das pistas para as ruas. Isso levando em consideração que é nele, o nosso “laboratório a céu aberto”, onde muitos dos produtos que chegam ao consumidor são desenvolvidos. Contar com o maior complexo multipistas da América Latina é um privilégio que só a Pirelli tem.
Dos mais de 150 anos da Pirelli desde a sua fundação na Itália, 95 a empresa esteve presente no território brasileiro. Chegando em um século, a relação da Pirelli com o país se estabeleceu com base em uma intensa imersão cultural. Como uma companhia global, a Pirelli mantém suas origens, mas sem deixar de lado as particularidades de cada país em que atua. Com o Brasil não é diferente. Há um comprometimento da empresa com a integração à pluralidade cultural, adaptando produtos e serviços às necessidades e expectativas dos brasileiros. Em paralelo, a Pirelli contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, em uma sinergia que promove um sucesso longevo e o fortalecimento no mercado internacional.