entrevistas

Descobrindo novos caminhos no mundo do trabalho

Determinação e talento impulsionam a presença de mulheres em cargos de liderança e no empreendedorismo

Home life people entrevistas Descobrindo novos caminhos no mundo do trabalho

Tecnologia, indústria automotiva, finanças e construção civil. Essas são algumas das carreiras tradicionalmente ligadas ao universo masculino, mas, aos poucos, as mulheres adentram esse mercado de trabalho e vão ocupando espaço, seja em cargos de liderança ou desbravando o caminho do empreendedorismo nesses setores.

Apesar das dificuldades, histórias de conquistas se multiplicam: o mercado já enxerga a importância da diversidade com programas específicos para incentivar a presença de cargos ocupados por mulheres. Para elas, esse movimento vai além da realização profissional, é uma quebra de padrões que abre caminhos para as futuras gerações.

Desafios e vitórias

A engenheira eletrônica Valeria De Fusco Pereira é um exemplo. Formada no Instituto Mauá de Tecnologia, ela teve poucas colegas na sua turma. Depois de formada, teve uma carreira bem-sucedida em empresas de engenharia e em multinacionais de TI, na qual gerenciou equipes multiprofissionais, projetos de abrangência nacional e internacional, até que entendeu que era necessário ir além: mudou-se para a Suécia para cursar Mestrado em Liderança Estratégica para Sustentabilidade na renomada Blekinge Institute of Technology.

Todo esse histórico convergiu para um caminho natural de liderança e inovação, que exigiu dela novas habilidades e posicionamentos, desta vez em um negócio próprio. Ao lado do marido, Valéria optou por criar a própria empresa, a VCAT, e trazer ao mercado brasileiro os barcos tipo pontoon (embarcação com 2 ou 3 flutuadores de alumínio, catamarãs ou trimarãs) utilizados para lazer e turismo, e também outros produtos como píeres e casas flutuantes. Esse tipo de embarcação era muito popular nos Estados Unidos, porém não existia nos países da América Latina.

“No momento em que eu opto por empreender e trazer para o Brasil um produto novo, saio de uma posição de liderança pura e passo a conduzir negócios e pessoas na minha própria empresa, passei por um exercício de crescimento enorme, em que os desafios se tornaram ainda maiores. Estar à frente de uma equipe de mais de 100 pessoas dos mais variados perfis, idades e características, inclusive em algumas áreas em que a predominância é masculina, me faz exercitar dia a dia o quão fundamental é entender as pessoas nas suas diferentes necessidades e visões. Esse olhar mais abrangente e plural enriquece a relação com todos e estimula um crescimento pessoal e profissional incrível”, diz Valéria.

Responsabilidade sobre as decisões

Valéria acrescenta que liderar em um negócio próprio traz desafios adicionais, uma vez que as decisões passam a estar sob sua responsabilidade. “Quando você lidera em uma organização, há uma estrutura hierárquica para respaldar resoluções. E ali, as análises e decisões são compartilhadas, assim como seus efeitos. Já à frente do seu negócio, além de precisar ‘usar a caneta', você assume todas as responsabilidades sobre os resultados daquilo que decide”, completa Valéria.

Além do olhar pragmático

Mas toda essa bagagem profissional e pessoal que Valéria acumulou nesses anos dá a ela uma segurança alicerçada em conhecimento e sensibilidade. “Acredito que nós, mulheres, temos uma vantagem quando se trata de atuar com pessoas: somos mais sensíveis e temos um olhar que vai além do pragmatismo. É justamente esse olhar que permite que a gente enxergue possibilidades que podem fazer toda a diferença. Pessoas exigem cuidado e atenção para se dedicarem àquilo que traga valor e resultado. Então, prefiro priorizar esse olhar pessoal num primeiro momento para chegarmos a resultados ali na frente. Posso te dizer que tem dado certo”, garante.

A trajetória inspiradora de Valéria e de tantas outras mulheres mostram que o lugar de mulher é onde ela quiser — seja na liderança de uma equipe de tecnologia, no comando de uma obra ou em qualquer outro espaço que ela decida ocupar. Vão além de conquistas individuais, são vitórias coletivas. Cada barreira superada e cada conquista alcançada pavimentam o caminho para uma sociedade mais inclusiva, na qual todos ganham com a diversidade.

A presença feminina em áreas historicamente masculinas traz novos olhares, mais inovação e uma abordagem plural para os desafios do mercado. Como elas bem mostram, quando há espaço para todas e todos, o conhecimento se expande, as soluções se multiplicam, e o ambiente de trabalho se transforma.

 

entrevistas