Uma das modalidades esportivas que mais cresceram nos últimos anos no Brasil é, certamente, a corrida de rua. O fator principal para que tantos escolham a corrida é por ser um esporte democrático, sem a necessidade de uso de equipamentos caros ou espaços específicos, como campos ou ginásios. Basta um tênis e a própria vontade para dar os primeiros passos.
Porém, é sempre importante se atentar a alguns cuidados que são fundamentais para a prática de qualquer exercício. Como estamos falando para quem está em busca de dar os primeiros passos, é ainda mais importante seguir algumas dicas que ajudarão no empurrão inicial e na continuidade da prática da corrida.
O educador físico e personal trainer, Iago Pacheco, explica que o importante é começar a se mexer. "A primeira dica é: mexa-se. Escolha algum exercício ou esporte que traga satisfação, que te faça se sentir confortável. Muita gente escolhe a corrida por ser um esporte de fácil acesso, mas veja se ela é o que mais te agrada. Feita a decisão, é legal seguir algumas dicas, fazer pesquisas sobre como dar os primeiros passos e, claro, entender seus limites. Muita gente começa super animada, mas passa dos limites logo no começo e acaba desistindo de continuar, seja por cansaço ou até por lesão", detalha Iago.
Falar em incentivo e cuidados para dar os primeiros passos na prática de algum exercício físico vale para metade da população brasileira. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 50% dos brasileiros não são ativos fisicamente. Para que uma pessoa seja considerada ativa fisicamente é preciso que ela faça exercícios semanais que somem entre 150 e 200 minutos. Sendo assim, começar é sempre o mais difícil, porém os resultados e a melhora da qualidade de vida compensam.
Vamos começar?
Para quem está decidido a começar a correr existem dicas importantes. E a boa notícia é que começar é bem menos complicado do que se imagina.
A primeira dica é não se preocupar com o tempo do exercício. O importante é começar e observar o limite do próprio corpo. "No início é recomendável fazer um treinamento de 20 a 25 minutos, duas vezes por semana. Mas é bem provável que nas primeiras semanas, você não conseguirá correr o tempo todo. Por isso, intercale com caminhadas e, caso ache necessário, faça pausas para descanso. Exemplo: ande um minuto, corra dois minutos, descanse um minuto. Essa questão dos minutos de caminhada, corrida e descanso podem variar de acordo com os limites de cada pessoa, que perceberá isso assim que iniciar os treinos", aconselha Iago Pacheco, que lembra que o descanso também é parte do treino. "Muita gente imagina que é preciso treinar todo dia. E, na verdade, não é recomendável o treino diário. É importante intercalar os dias com o descanso para a regeneração muscular e recuperação do corpo", acrescenta.
Outro ponto fundamental para quem está iniciando: faça a evolução do treino de forma gradativa. Não aumente a carga do exercício logo no início, mesmo que esteja se sentindo confortável. De acordo com o educador físico, Iago Pacheco, quando se fala em aumento de carga, uma forma de respeitar os limites do corpo é aumentar 10% da carga semanalmente. Se o objetivo é correr uma hora diária, por exemplo, deve-se chegar lá respeitando essa regra e adicionando minutos semana a semana.
Outra parte importante é tentar complementar o exercício de corrida com exercícios de força. Assim, haverá um ganho muscular que ajudará na prática da corrida e no condicionamento físico como um todo. A corrida é também parte da prática de tantos outros esportes. Então, correr é sempre muito indicado e pode fazer parte da agenda de exercícios semanais de atletas variados.
Iago Pacheco finaliza reforçando a todos que já estão pensando em calçar os tênis e sair correndo: "Não deixe o desânimo fazer você desistir. Repeite seu corpo, trace metas e analise os resultados. Não acelere os processos. A partir daí, divirta-se".