A busca pela qualidade de vida é algo que tem sido cada vez mais pauta das conversas das pessoas, principalmente nas últimas duas décadas. O aumento do fluxo das informações e a evolução tecnológica fizeram com que houvesse uma carga ainda maior de estresse e ansiedade que são os principais vilões para o bem-estar e uma vida saudável. Por isso, as discussões sobre mudanças de hábitos, alimentação saudável e prática de exercícios ganharam atenção extrema para tentar criar uma receita que nos ajude nesta busca de uma vida mais equilibrada e feliz.
Dentro desta perspectiva, da busca pela saúde com foco no corpo e na mente, há outro fator que ainda é menosprezado, mas isso não o torna menos importante: a qualidade do sono. Mais do que ser um tema menos explorado, os estudos mostram que realmente a população em geral não tem um sono adequado, o que pode levar a problemas sérios de saúde – ou agravamento de doenças preexistentes.
No Brasil, o Instituto do Sono é uma referência sobre o assunto. Periodicamente traz estudos para tentar entender o cenário nacional e como é possível melhorar o hábito de dormir bem. Junto com dados de outras organizações, como a Associação Brasileira do Sono, o Instituto do Sono elaborou uma lista com 10 dicas para uma boa noite de sono:
1 – Estabelecer horários para dormir e acordar, incluindo os finais de semana;
2 – Priorize seu sono e o relaxamento no seu dia a dia;
3 – Mantenha uma rotina nos dias de semana como, por exemplo, a hora de colocar o pijama e escovar os dentes;
4 – Evite cochilos diurnos;
5 – Prepare o ambiente para as noites de sono com um colchão, travesseiros e roupa de cama confortáveis, além da iluminação adequada;
6 – Livre-se de possíveis perturbações que dificultam pegar no sono;
7 – Cuidado com a alimentação, principalmente perto do horário de dormir;
8 – Invista em hábitos saudáveis;
9 – Evite uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir;
10 – Reserve sua cama para seu descanso.
Alerta no volante
A qualidade do sono ajuda em todos os aspectos para o bem-estar que tanto procuramos. E há momentos nos quais é fundamental estar em dia com seu sono. Um deles é a hora de pegar a estrada.
O motorista precavido está sempre atento aos problemas que podem acontecer ao longo de uma viagem. Busca fazer revisões preventivas no veículo para evitar surpresas e garantir a segurança. Mas um alerta importante é que, além das boas condições do veículo, o motorista precisa estar disposto e, com certeza, em dia com seu sono.
É evidente que uma das principais dicas para evitar que o sono apareça no meio da viagem é ter dormido bem na noite anterior. Mas há algumas orientações importantes que podem evitar dormir ao volante ou, até mesmo, um sono incontrolável que prejudique a coordenação e a atenção do motorista.
Ficar atendo a alguns horários que podem ser mais propícios ao sono. Evitar pegar a estrada após refeições mais pesadas como almoço e jantar, além de evitar viagens muito longas no período noturno.
Caso seja inevitável fazer a viagem nos horários mais indicados, procure fazer paradas. O ideal é que, a cada hora, o motorista pare para esticar as pernas, tomar uma água e voltar a estar alerta para a próxima hora de viagem. Outra possibilidade é fazer um revezamento com outros integrantes do veículo.
Por fim, não só no volante, mas em todas as outras situações nas quais o sono pede passagem, o ideal é respeitar o limite do seu corpo. Entenda os sinais, busque por hábitos que ajudem a melhorar seu momento de descanso e se lembre de que dormir é parte importante do processo de uma vida saudável.