A pandemia Covid-19 forçou um grande número de pessoas a trabalhar de casa: os prédios de escritórios e as instalações da empresa se esvaziaram, especialmente em 2020, e ainda não voltaram a ser totalmente ocupados.
No entanto, como vários estudos e pesquisas mostraram, períodos longos e ininterruptos de home office podem causar danos psicológicos e físicos. Ficar em casa o tempo todo, sentado por horas a fio, a sensação de solidão e estresse causada por estar conectado o tempo todo, sem nunca fazer uma pausa e separar sua vida pessoal da profissional.
Em qualquer caso, é possível encontrar o equilíbrio certo entre o trabalho remoto e a necessidade de se sentir bem. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido divulgou uma lista de sete dicas simples para lidar com o trabalho em casa e, ao mesmo tempo, proteger sua saúde mental e física, sem perder o entusiasmo e a produtividade.
Os especialistas do NHS recomendam que você construa uma rotina, mantendo um estilo de vida saudável (acordar na mesma hora todos os dias, tomando o mesmo café da manhã) e, se possível, criando seu próprio espaço de trabalho confortável e reservado, sem ceder à tentação de trabalhar de pijama no sofá ou mesmo na cama.
É essencial que você faça intervalos regulares ao longo do dia, mesmo que sejam curtos, de 5 a 10 minutos apenas, durante os quais você pode desligar o corpo e a mente de seus compromissos. Caminhar, andar de bicicleta ou fazer uma breve sessão de ioga são as formas ideais de fazer uma pausa, se você conseguir reservar um tempo para si mesmo.
“Fazer uma pausa para dedicar energia à sua mentalidade e ouvir o corpo depois de passar horas em frente ao computador ajuda a aumentar a autoconsciência, melhorando a estabilidade, o foco e o vigor físico”, declarou Rossella Forastiero, professora de ioga e mindfulness durante entrevista ao jornal italiano La Repubblica.
Começar com um pouco de ioga, durante ou depois do trabalho, ajuda a melhorar sua concentração, permitindo que você controle suas emoções e alivie qualquer dor que tenha sido acumulada em sua mesa. Outras dicas importantes a serem seguidas em todos os momentos, mas especialmente quando se trabalha em casa, são ingerir muito líquido e arejar o ambiente com frequência.
Isso porque ficar preso em casa, desconectado da natureza e do ar fresco também tem efeitos negativos sobre o seu ânimo. Um estudo do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter mostrou que passar pelo menos duas horas por semana na natureza melhora a saúde e o bem-estar.
Com isso em mente, você pode experimentar os benefícios de um passeio de bicicleta no final de um dia de trabalho. Muitos especialistas consideram a bicicleta a forma ideal de superar a preguiça associada a ficar em casa todas aquelas horas, para recuperar um pouco do tônus muscular e melhorar o desempenho cardiovascular.
Pedalar (ou correr) duas vezes por semana aumentará nosso bem-estar a curto e a longo prazo. A nível mental, os benefícios são incomparáveis.