Na Pirelli, inovação sempre significou não apenas adotar novas tecnologias e projetar novos pneus, mas também comunicar de todas as novas maneiras, contando histórias que informem sobre as muitas facetas da empresa e do grupo. É por isso que a Pirelli decidiu contar essas histórias com o auxílio de infográficos, usando imagens não apenas as competições que constituem uma parte evidente de nosso mundo, mas também em nossos relatórios financeiros. Embora sejam necessários conhecimentos financeiros especializados para elaborar as demonstrações financeiras, são igualmente necessários conhecimentos para apresentar esses dados de forma simples e eficiente. E nada é mais simples ou eficiente do que uma imagem.
Mas por que especificamente infográficos? A comunicação visual é, hoje em dia, a nova fronteira da comunicação, e usar formas e cores para transmitir informações sobre questões e processos complexos é a melhor forma de capturar a atenção de leitores com pouco tempo disponível e que — naturalmente o bastante — conseguem interpretar conteúdo visual mais facilmente do que a palavra escrita.
Com o auxílio de imagens, mesmo um leitor sem conhecimento específico em um determinado tópico pode entender melhor e com mais rapidez o significado de conceitos difíceis como dados financeiros. O motivo para isso é que nossos cérebros conseguem processar conteúdo visual mais facilmente do que a palavra escrita. Além disso, resumir um conjunto de informações e transformar esses dados em uma ferramenta mais simples e mais visual facilita a comunicação e permite que o leitor faça melhor uso desse conteúdo. Também nas redes sociais, imagens chamam mais atenção do que textos, de modo que é mais provável que alguém compartilhe um infográfico dos resultados trimestrais de uma empresa do que um texto explicando esses mesmos números. Não por coincidência, há dois anos a SEC aprovou o uso do Facebook e do Twitter para divulgações das empresas, dizendo, “Apreciamos o valor e o predomínio dos canais de mídia social nas comunicações do mercado atual, e a comissão apoia as empresas na busca de novas formas de comunicação.”
Os infográficos têm sido usados já há muitos anos por empresas na Itália e no exterior para comercializar novos produtos ou serviços complexos, para comunicar processos das empresas, para facilitar o entendimento do impacto ambiental desses processos, ou para visualizar dados online.
Embora o uso de infográficos para explicar dados financeiros seja novo, a Pirelli os tem usado há anos para compartilhar informações sobre as corridas de Fórmula 1®. E compartilhar é a palavra-chave, pois este veículo tem tido bastante sucesso nas mídias sociais, com uma grande quantidade de usuários compartilhando online os infográficos da Pirelli ao final de cada corrida. Em 2015, o número de impressões na conta Pirelli Motorsports Twitter aumentou 250% em relação a 2014, e isso se deveu bastante ao uso de infográficos, bem como à própria natureza da Fórmula 1®. Em um mundo no qual é essencial ter o controle constante sobre a situação em curso, os infográficos se tornaram uma ferramenta valiosa para o usuário final, bem como para jornalistas e para as assessorias de imprensa das equipes, pois podem facilmente comparar dados, visualizar os números do desempenho, e comparar e contrastar os tempos das corridas e o desempenho dos pilotos.
Com o auxílio da visualização de dados - uma nova disciplina que ajuda a encontrar a melhor forma de exibir dados ao usuário final -, os infográficos, que já foram “estáticos” e tão adequados para publicação em papel, estão rapidamente evoluindo para formas de comunicação interativa mais apropriadas à Internet e aos dispositivos móveis.
Os infográficos apresentados pela Pirelli abriram caminho para o surgimento de mais inovações, e os veículos de mídia tradicionais e digitais estão mostrando sua apreciação por esta abordagem clara e transparente.