Quando se fala em sustentabilidade, a primeira ideia que vem à mente é a preservação do meio ambiente. Mas essa palavra que tem sido tão repetida nos últimos anos é muito mais do que isso: significa suprir as necessidades do presente sem afetar as futuras gerações, o que inclui a sustentabilidade social e econômica.
Preservar a natureza é um aspecto muito importante para a sustentabilidade, mas sem a geração de empregos e a inclusão social, por exemplo, não existe uma maneira de garantir que o meio ambiente seja realmente protegido. Por isso, é necessário substituir conceitos como a alta produção de resíduos acima de tudo pelo pensamento de que o futuro do planeta depende de ações responsáveis e coletivas.
Para Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli na América Latina, os consumidores esperam que as empresas tenham atitudes mais sustentáveis e que estejam em harmonia com as escolhas feitas no dia a dia. “É necessário que as empresas estejam antenadas às discussões e se atualizem porque cada vez mais esse é um critério para garantir a sustentabilidade do negócio a partir da identificação do consumidor com os valores das empresas ”, afirma ele.
Com relação aos consumidores, Alarcon acredita que cada pessoa pode fazer diferentes opções na sua rotina para ajudar na busca por uma sociedade mais justa. "Ser cliente de uma empresa que se preocupa em tomar atitudes mais sustentáveis é uma forma de contribuir para melhorias no meio ambiente e também de mostrar às empresas a necessidade de fazer escolhas que sejam mais sustentáveis”, complementa.
A diversidade e a inclusão no ambiente corporativo também são aspectos importantes para o desenvolvimento sustentável das empresas. E assim como o mundo tem se transformado, as organizações precisam acompanhar essas mudanças. Desde os programas de estágio, que são a porta de entrada da Pirelli, a diversidade é buscada e enaltecida para que diferentes formas de pensar contribuam no dia a dia da empresa.
Pacto Global
Uma prova de que a Pirelli tem trabalhado pelo desenvolvimento sustentável é o fato da empresa ser líder do Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, trabalho e anticorrupção. A fabricante de pneus é a única empresa do setor de automóveis e peças a ocupar esta posição de destaque.
“Ser líder no Pacto Global das Nações Unidas é um motivo de muito orgulho, pois é o reconhecimento dos nossos esforços e ações constantes para alcançar nossas metas e transformá-las em resultados concretos. Acreditamos que trabalhar na indústria significa inovação e isso quer dizer trazer mudanças que beneficiem a todos e que protejam o meio ambiente”, explica Alarcon.
A empresa tem demonstrado o quanto valoriza a sustentabilidade ao trabalhar com 100% de água de reuso nas fábricas do Brasil, além de ser premiada em rankings internacionais como o Dow Jones e SBTi (Objetivos Baseados na Ciência) e ainda produzir produtos cada vez mais sustentáveis, como o primeiro pneu com certificação FSC, que indica que o manejo de materiais florestais nas plantações toma o cuidado de preservar o meio ambiente e as comunidades locais.
Mas a Pirelli tem objetivos ainda ambiciosos e, neste ano, apresentou o novo Plano Industrial 2021-2022 com visão ao 2025. “Seremos uma empresa neutra em carbono em 2030, emitiremos menos CO2, usaremos menos água em nossa produção e utilizaremos cada vez mais materiais e fontes de origem renovável e reciclável”, finaliza Alarcon.