industria

Inovação: o Redesenvolvimento do Hub de Tecnologia da Pirelli

Parece loucura, mas é verdade: as luzes da fábrica ainda não podem estar presentes em todos os lugares. Até agora: a Pirelli escreve uma nova história de inovação

Home life inovacao industria Inovação: o Redesenvolvimento do Hub de Tecnologia da Pirelli

A iluminação também é uma das muitas inovações que tornam o hub de tecnologia em Settimo Torinese o mais avançado do mundo Pirelli. De fato, a fábrica agora está iluminada, mesmo nos lugares que até recentemente permaneciam no escuro, graças à pesquisa e inovação tecnológicas : por exemplo, a sala de mistura, necessariamente escura por conta dos danos que os raios solares podem causar ao material usado. Contudo, a pesquisa possibilitou desenvolver chapas especiais de vidro que bloqueiam os raios prejudiciais sem impedir a luz de entrar nas áreas afetadas.

Show more images

É também graças ao tema da luz, escolhido não por acaso no Ano Internacional da Luz, promovido pelas Nações Unidas, que o hub de tecnologia da Pirelli se tornou uma das estrelas do Festival de Inovação e Ciência de Settimo Torinese. Uma ligação que surgiu não apenas devido à sua proximidade geográfica, mas também por causa do tema adotado este ano pelo festival, com mais de 100 eventos dentre oficinas, exposições e conferências.

Por conta desse tema, da luz e do progresso tecnológico - elementos que sempre fizeram parte do DNA da empresa –, a Pirelli teve um papel ativo no evento do festival dedicado à inovação, em um encontro entre o Vice-Presidente Executivo e CEO Marco Tronchetti Provera e o Diretor do jornal La Stampa, Mario Calabresi, intitulado "O exemplo da Pirelli: indústria inovadora". Um encontro que criou a oportunidade para contar a história da transformação e crescimento da fábrica de Settimo Torinese.

Resultante da integração de duas fábricas Pirelli já existentes em Settimo Torinese em uma única área de 250 mil metros quadrados,

O hub foi redesenvolvido com três conceitos básicos em mente: tecnologia, treinamento e, é claro, luz.

Graças à aquisição de materiais e máquinas tecnologicamente avançados, o Hub Pirelli é agora uma referência de excelência no mundo da Indústria 4.0, o novo paradigma de produção industrial baseado no máximo de informatização, visando levar a fábrica o mais longe possível em direção ao futuro. Um futuro que, para a Pirelli, envolverá mais inovações tecnológicas, com a automação das informações e as referências cruzadas dos dados coletados capacitando as máquinas a fornecer não apenas feedback sobre o desempenho de um determinado processo, mas até mesmo feedforward - em outras palavras, um prognóstico de resultados ou de áreas com problemas com base em dados históricos. Uma inovação que abrange os processos e também os produtos por meio da produção de pneus ecologicamente responsáveis e cada vez mais com alta tecnologia.

Entretanto, a tecnologia inevitavelmente interage com as pessoas. Não apenas com os que a criam, mas também com os que a usam. Para instalar uma nova fábrica com maquinário nunca antes utilizado por trabalhadores vindos de um ambiente diferente, foi, na verdade, essencial investir em gente e principalmente no treinamento para novas funções profissionais. Hoje, na verdade, os trabalhadores no hub de Settimo recebem todo tipo de treinamento que lhes permite usar seu conhecimento para ajudar a otimizar processos, superar problemas críticos e contribuir para aperfeiçoar o maquinário, desse modo apoiando ativamente os engenheiros encarregados de transferir o know-how para outras unidades de produção da Pirelli no mundo inteiro..

Contar a história da fábrica da Pirelli em Settimo Torinese significa, portanto, contar a história de uma jornada de evolução, crescimento e autoconfiança. Uma jornada que se inicia na escuridão e se conclui com a luz. Não apenas em termos metafóricos, com as difíceis condições vividas pela antiga fábrica nos anos 1960, mas também em termos reais. É uma história de inovação e de tecnologia, mas, acima de tudo, uma história das pessoas. Porque o redesenvolvimento do hub colocou as pessoas em foco.