Quatorze das modelos de mais destaque no mundo, incluindo Karlie Kloss, Bella Hadid, Cara Delevigne e Emily Ratajkowski, estarão presentes no 49º Calendário Pirelli, clicado pela fotógrafa Australiana Emma Summerton.
Intitulado Love Letters to the Muse, a abordagem mais recente do icônico Calendário também conta com a participação de Guinevere van Seenus, Lauren Wasser, Ashley Graham e Precious Lee, junto de Sasha Pivovarova, Adut Akech, Kaya Wilkins, Adwoa Aboah, Lila Moss e He Cong.
Já se passaram oito anos desde o último Calendário Pirelli composto apenas por modelos: Steven Meisel fotografou 12 proeminentes e futuras modelos para a edição de 2015 da sua edição do The Cal, nomeado Calendar Gilrs (Garotas do Calendário, em português). Desde então, grandes nomes da fotografia, incluindo Annie Leibovitz, Peter Lindbergh e Paolo Roversi fotografaram uma combinação de atrizes, musicistas, atletas, modelos, ativistas, comediantes e muito mais em suas potentes fotografias para o Calendário Pirelli.
Uma experiência mágica
As estrelas do Calendário Pirelli 2023 foram fotografadas em estúdios em Nova Iorque e Londres durante junho e julho de 2022; elas foram estilizadas por Amanda Harlech, consultora criativa britânica e anterior musa de longa data para John Galliano e Karl Lagerfeld. Os sets de fotografia, atmosféricos e detalhados, foram projetados por Viki Rutsch; por sua vez, Eugene Souleiman, o celebrado hair stylist, trouxe sua mágica com uma seleção de asas, adereços de cabeça engenhosos, com amarrações e estilos mistos; Hiromi Ueda, por fim, habilmente fez as maquiagens. Os resultados de tanta maestria unida foram descritos como “mágicos” por quem estava ali presente.
Para Karlie Kloss, a sessão de fotos marca a presença da modelo no Calendário Pirelli pela segunda vez; sua primeira aparição foi na edição de 2013 do Calendário, fotografado no Brasil pelo fotojornalista Steve McCurry. Kloss não é apenas uma das modelos mais famosas do mundo, que domina globalmente as passarelas e está nas capas de incontáveis revistas, mas também é uma programadora, empreendedora, filantropa, apresentadora de televisão, ativista e mãe de uma criança de um ano.
Bella Hadid está estreando no Calendário Pirelli. A filha mais nova de Yolanda, uma ex-modelo e personalidade televisiva holandesa, e Mohamed, nascido em Nazaré e agente imobiliário, segue os passos de sua irmã Gigi, que apareceu nas edições de 2015 e 2019 do Calendário. Hadid também se dedica a equitação e ama artes, música e filmes.
Guinevere van Seenus é duplamente veterana do Calendário Pirelli, tendo aparecido nas edições de 2006 e 2012, fotografada, primeiro, pelo duo criativo Mert Alas e Marcs Piggott e por Mario Sorrenti depois. A modelo, fotógrafa e design de joias nasceu na América do Norte, filha de país Holandeses. Ela começou a modelar com 15 anos e sua carreira atingiu níveis estratosféricos no mundo todo, com os maiores fotógrafos e estilistas cativados por sua beleza e presença.
Adut Akech apareceu anteriormente, em 2018, no Calendário Pirelli que teve Alice no país das Maravilhas como tema. Akech, que nasceu enquanto sua mãe fugia da guerra civil no Sudão do Sul, começou sua carreira de modelo aos 16 anos e, no Fashiow Awards, quando foi premiada como Modelo do Ano, em 2019, fez um poderoso discurso sobre diversidade.
Emily Ratajkowski faz sua estreia no Calendário Pirelli. A modelo atuou em filmes como Garota Exemplar e Sexy por acidente, além de estampar as capas das mais aclamadas revistas de moda e lifestyle. A partir de 2017, ela transformou, com sucesso, seus mais de 28 milhões de seguidores no Instagram em um negócio direct-to-consumer por meio de sua linha de roupa, Inamorata, e foi, em 2019, reconhecida com a ilustre premiação Fashion Entrepreneur do ano.
Lauren Wasser, também está fazendo sua estreia no Calendário Pirelli, era uma jovem modelo promissora quando adoeceu com a síndrome do choque tóxico em 2012, mas sobreviveu por aparelhos de suporte à vida. Atleta e jogadora de basquete, ela perdeu as duas pernas, lutou contra o transtorno de estresse pós-traumático (TSPT) e depressão, e quase tirou a própria vida. Desde então, ela se dedica a aumentar a conscientização sobre o TSPT e desafiar preconceitos sobre deficiência e beleza.
Ashley Graham é modelo, apresentadora de televisão, empresária e ativista, além de ser mãe de três crianças menores de três anos. Sua carreira deslanchou quando, depois de 15 anos modelando, ela se tornou a primeira modelo plus size a aparecer na capa da Edição de traje de banho da Sports Illustrated, em 2016. Graham abriu caminhos com seu discurso franco sobre as realidades de seu corpo e maternidade e, agora, está aparecendo no Calendário pela primeira vez.
Precious Lee, também estreante no Calendário Pirelli, é outra força implacável que traz mudança para a indústria da moda. A primeira modelo curvy negra a aparecer na Vogue americana, Lee defende as diversidades racial e corporal por meio da modelagem, mas também da atuação, da escrita e do ativismo.
Kaya Wilkins é uma modelo, cantora, compositora e atriz norueguesa-estadunidense que aparece no Calendário pela primeira vez. Ela grava músicas e se apresenta com o pseudônimo Ikay Kaya e seu primeiro álbum, Both, foi lançado em 2018.
Nascida em Moscou, Sasha Pivovarova fez parte do Calendário Pirelli pela primeira vez em 2008, fotografada por Patrick Demarchelier. Estabelecida em Nova Iorque, a modelo, artista e atriz apareceu em incontáveis capas de revistas, trabalhou com os fotógrafos de moda mais conhecidos do mundo e desfilou para Prada, Gucci, Chanel, Calvin Klein, Ralph Lauren e tantas outras. Sua casa também funciona como um estúdio de arte e suas pinturas já foram exibidas em Pais e Nova Iorque.
A atriz e modelo britânica Cara Delevigne está no Calendário pela primeira vez. Nascia em Londres, a estrela, que também é musicista e cantora, teve sua grande chance no mundo da modelagem quando a Burberry de Christopher Bailey a escolheu para desfilar na Fashion Week de Londres, em 2011. Rapidamente ela apareceu desfilando em passarelas do mundo todo. Sua carreira de atriz inclui filmes como Cidades de Papel e Esquadrão Suicida e seriados como Only Murders in the Building.
Também estreando no Calendário, He Cong é uma modelo chinesa cujo primeiro trabalho foi desfilar para a Valentino depois de uma audição aberta em Shangai, em 2013. Desde então, ela se tornou uma das modelos mais requisitadas do mundo, desfilando em quase todos os maiores eventos de moda, em todas as temporadas, desde Calvin Klein em Nova Iorque até Burberry em Lodres, de Bottega Veneta em Milão a Dior em Paris.
Voltando para o seu segundo Calendário Pirelli, Adwoa Aboah foi nomeada Modelo do Ano, em 2017, e Social Mover do Ano, em 2021. Filha de um pai ganês e uma mãe inglesa, Aboah também é atriz e uma ativista poderosa e dedicada. Ela é a cofundadora da Gurls Talk (em português, Conversa de Garotas) – uma organização sem fins lucrativos dedicada ao bem-estar e saúde mental de garotas e mulheres.
Em poucos anos, Lila Moss consolidou sua reputação como uma modelo de classe mundial. Ela apareceu nas capas da Vogue no Reino Unido, em Hong Kong, no Japão e na Itália, e modelou para marcas como Miu Mil, Marc Jacobs e Versace. Seguindo os passos de sua mãe, modelo famosa, Kate Moss, ela agora acrescenta a participação em um Calendário Pirelli em sua crescente lista de conquistas.