Cher, Iggy Pop, Jennifer Hudson e Rita Ora estão entre os artistas em destaque em On the Road, um estudo da vida de músicos em turnê e tema do Calendário de 2022, o 48º da Pirelli.
O conceito foi ideia do fotógrafo deste ano, Bryan Adams, que combinou sua carreira de décadas como músico e uma apaixonada busca pela fotografia.
O tema foi uma escolha óbvia para o guitarrista, compositor e cantor canadense “porque ‘on the road' é o que eu tenho feito nos últimos 45 anos”, disse Adams depois dos dois dias de sessão de fotos repletos de estrelas que aconteceram em Los Angeles. “Estar em turnê tem sido minha vida, mesmo”.
Elenco brilhante
O elenco conta ainda com a cantora norte-americana Normani, a cantora e compositora colombiana-americana Kali Uchis, a cantora, compositora e produtora canadense Grimes, o rapper de origem chinesa Bohan Phoenix, a guitarrista, cantora e compositora norte-americana St Vincent, e a rapper americana Saweetie. Primeiro, as estrelas foram fotografadas em dois pontos turísticos de Los Angeles, o Palace Theatre, que tem 110 anos e está localizado no centro da cidade, onde Harry Houdini, Fred Astaire e Rita Hayworth se apresentaram, e o hotel de Hollywood Chateau Marmont, que fica na avenida Sunset Boulevard. Depois, as fotografias foram tiradas em Capri, no famoso hotel La Scalinetella.
Embora ícones da música tenham aparecido em edições prévias do Calendário Pirelli – entre eles Bono, Jennifer Lopez, Sean “Diddy” Combs, Yoko Ono e Patti Smith –, esta edição marca a primeira vez em que a música foi o seu tema unificador.
Ao abordar o conceito, Adams procurou capturar não apenas o drama e o glamour da vida itinerante, mas também a solidão e o tédio, embora “mergulhado em fantasia”, explicou.
Um vislumbre tentador
“Seria muito, muito difícil sintetizar tudo que acontece ‘on the road' em alguns dias. Então, o que eu tentei fazer foi representar alguns de seus aspectos”, disse Adams, que já fotografou grandes estrelas como Mick Jagger, John Boyega, Naomi Campbell, e até mesmo a Rainha, que foi fotografada por ele em seu Jubileu de Ouro.
“Uma das coisas sobre fotografia é que você não quer que as coisas sejam normais, você quer que a imagem seja algo memorável e assim, criando essas imagens, você cria coisas que tem relação com o conceito de estar na estrada, mas você também quer criar fantasia.”
“Seria necessário um livro para poder contar a história de cada pessoa, mas é um vislumbre – e é um vislumbre interessante – de cada artista.”
Vida na estrada
Adams, 61, desenvolveu as ideias para as fotos atmosféricas e poderosas com o diretor criativo Dirk Rudolph, um designer gráfico alemão que colabora com ele desde 1996.
O elenco e seu fotógrafo com certeza podem contar com muita experiência: somando o tempo gasto na estrada pelos dez artistas apresentados, bem como por Adams, o resultado é de quase 250 anos.
“Para mim, foi realmente agradável poder trabalhar com outros músicos e ter a chance de dar uma olhada em seus mundos e descobrir como colocar tudo isso junto – porque tudo mudou muito, e a imagem se tornou uma parte incrivelmente importante do que acontece agora na música”, disse Adams.
Adams também trabalhou em uma série de fotos de natureza morta que acompanharão as fotografias para aprofundar a história On the road.
O retorno do The Cal
O Calendário 2022 marca a volta da publicação icônica, que foi suspensa ano passado pela pandemia de Covid-19. O The Cal, originalmente lançado em 1964, já foi suspenso antes em 1967 e depois novamente de 1957 até 1983, por medidas de austeridade.
Desde a sua criação, alguns dos maiores fotógrafos do mundo foram chamados para fotografar o The Cal. Adams, o primeiro canadense a assumir a tarefa, se une a artistas lendários, como Norman Parkinson, Terence Donovan, Helmut Newton, Herb Ritts, Richard Avedon, Annie Leibovitz, Bruce Weber e Paolo Roversi – que fotografou o Calendário anterior, em 2020.
Adams, cujas fotografias apareceram na Vogue, Vanity Fair e GQ, também lançou alguns livros sobre seu trabalho, incluindo American Women (2005), Exposed (2012), Wounded: The Legacy of War (2013), um projeto com veteranos de guerra britânicos feridos, e Homeless, lançado em 2019. Como um artista vencedor do Grammy, ele atingiu o número um das paradas em mais de 40 países e vai lançar seu 15º álbum este ano.