Look at the presentation of The Cal™ 2016 through 12 shots of Brahmino
“Esse é nosso mundo, que se move com você”. Essa é a mensagem que finaliza a performance do Tumbellina International, o grupo de dançarinos-acrobatas que usam o jogo de sombras para dar forma a seus corpos, a fim de“construir” um carro de Fórmula 1®, uma motocicleta ruidosa e várias outras cenas do dia a dia que evidenciam o mundo eclético da Pirelli. Transformações e coreografia que provocam suspiros de admiração. No teatro, encontram-se 800 pessoas, convidadas para um jantar em homenagem ao Calendário Pirelli 2016, em sua 43ª edição.
O cenário é o Roundhouse de Londres, um templo do rock desde meados dos anos 1960, e o lugar em que David Bowie fez sua estreia. O local possui colunas de ferro, típico da arquitetura industrial Art Nouveau da metade do século IX, o qual foi pano de fundo de shows dos Rolling Stones e Pink Floyd, Jimi Hendrix e Led Zeppelin. Este é o palco onde o show do The Cal™ 2016 ganhou vida. E a música é o tema unificador de todo o evento. Começando com a letra do famoso poema musical “Imagine” enquanto o público se senta.
E para dar um início energético à apresentação, surge a charmosa Cate Blanchett, duas vezes vencedora do Oscar. “Desculpe, Annie, mas por que você não me chamou? Veja bem, eu ficaria feliz de fazer parte do Calendário”, brinca a atriz australiana com Annie Leibovitz. A fotógrafa que retornou ao Calendário Pirelli 15 anos depois, criando uma edição que ela define como “corajosa, racional e diferente”. Leibovitz abraça sua amiga, a agradece por ter quebrado o gelo com uma brincadeira e, dividindo os holofotes por alguns minutos, conta para o público sobre
Ao seu lado, na sala, encontra-se a atriz chinesa Yao Chen, a presidente emérita do MoMA, Agnes Gund, e a blogueira Tavi Gevinson, fundadora da revista virtual Rookie.
Três das mulheres que participaram do projeto. Todos são levados para se reunirem para assistir o curta-metragem que conta a história dos bastidores da impressão final, mostrando como Natalia Vodianova, Fran Lebowitz, Serena Williams, Yoko Ono, Ava DuVernay, Shirin Neshat, Patti Smith, Amy Schumer e Mellody Hobson foram incapazes de resistir ao projeto realizado para a Pirelli por Annie Leibovitz. E como todas elas foram para um estúdio em Nova York para participarem disso com paixão.
Música é um ingrediente essencial em qualquer noite no Roundhouse. Os acordes que abrem a noite vêm da guitarra do músico Asaf Avidan, acompanhando seus acordes vocais perfeitos enquanto eles vibram em um silêncio estonteante de uma sala com colecionadores do Calendário de Lapo Elkann a celebridades como Geri Halliwell e Eva Riccobono.
O final da apresentação na forma de dança é uma celebração tanto do compromisso feminino quanto da essência do seu glamour. Então, para lotar a pista de dança, está a rainha do gênero, Gloria Gaynor. Tanto as gravatas como saltos altos oscilam alegremente enquanto a festa segue adiante até a madrugada. Chove em Londres, mas tudo bem. Outro capítulo na longa história do Calendário Pirelli foi escrito.