O fotógrafo que retratou o passado e o futuro para o Calendário Pirelli está em exibição no Palazzo della Regione Lombardia até 5 de junho

Se você fizesse uma lista dos homens que ajudaram a elevar a sensibilidade estética desde os anos 1980, certamente incluiria o californiano Herb Ritts, fotógrafo que trabalhou no Calendário Pirelli em duas ocasiões memoráveis, em 1994 e em 1999. Na última ocasião, Ritts imaginou o passado e o futuro para a Pirelli, voltando no tempo ao longo das décadas e antecipando o novo milênio com sua imagem de Alek Wek, majestosa com uma pontuda “crista” punk.

A escola de Ritts de impressão fotográfica vintage com gel de nitrato de prata ajudou a promover a aceitação da nudez em preto e branco graças à sua nova luminosidade. Para fazer uma comparação da mesma era, Ritts conseguiu com a forma humana – masculina e feminina – o que Irving Penn conseguiu com suas naturezas-mortas - isto é, tornar a imagem tridimensional, empática e neoclássica.
Em exibição e com término previsto para 5 de junho (Palazzo della Regione Lombardia em Milão), essa é uma exposição interessante com 100 imagens de pessoas famosas, captando a essência da obra de Ritts. Inclui retratos de grandes ícones da feminilidade, de Madonna e Cindy Crawford a Naomi Campbell e Kate Moss. É complementada por retratos de homens famosos como Ronald Reagan e Nelson Mandela, Richard Gere e Michael Jackson.